Papa Bento XVI proclama seis novos santos

DN, 2010-10-17
O Papa Bento XVI proclamou hoje perante mais de 80 mil peregrinos seis novos santos, entre os quais Mary Hellen Mackillop, a primeira santa australiana, e Alfred Bessete, primeiro santo do Canadá.
Entre os outros novos santos estão a monja espanhola Cándida María de Jesús Cipitria y Barriola (1845-1912), fundadora das Filhas de Jesus, e o polaco Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Canónicos Regulares Lateranenses.
Também foram distinguidas as monjas italianas Giulia Salzano (1846-1929), fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, e Battista Camilla da Varano (1458-1524), monja da Ordem de Santa Clara.
Mary Hellen Mackillop (1842-1909) foi fundadora da Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração e Alfred Bessette (1845-1937), era da Congregação de Santa Cruz.
Os seis novos santos foram proclamados cerca das 10:45 horas locais (09:45 em Lisboa). Além das palavras do Papa, ouvia-se música sacra na fachada da basílica estavam os seis retratos dos religiosos homenageados.
Na cerimónia esteve a monja jesuíta Carmen del Val Rodríguez, a religiosa que padecia de uma doença incurável e que se curou de um modo inexplicável para a ciência, um milagre que levou a madre Cándida aos altares.
Milhares de peregrinos australianos com bandeiras, chapéus de cowboy e lenços coloridos marcaram presença na praça de S.Pedro no Vaticano para assistir à missa de canonização da primeira santa australiana.
Emilia Mourani, de 36 anos, oriunda de Sidney, é uma dos muitos australianos que se deslocaram ao Vaticano. "Rezei a ela e ela ajudou-me. É por isso que estou aqui, quero agradecer-lhe", disse, ostentando um boné de basebol e vestida com as cores da Austrália.
A australiana Mary MacKillop era uma religiosa rebelde que enfrentou a hierarquia católica e denunciou um padre pedófilo, o que lhe valeu a excomunhão temporária.
Segundo dados do Vaticano, cerca de seis mil australianos devem estar hoje entre a multidão de 50 mil peregrinos que vão assistir à missa de canonização de religiosos.
A delegação da Polónia na Cidade do Vaticano para assistir à missa de canonização é liderada pelo Presidente do país, Bronislaw Komorowski.
Espanha fez-se representar pelo secretário de Estado da Justiça, Juan Carlos Campo Moreno, o Canadá pelo secretário de Estado dos Assuntos Externos, Lawrence Cannon, e a Austrália pelo responsável governamental dos Negócios Estrangeiros, Kevind Rudd.
Nos seus cinco anos de Pontificado, Bento XVI já proclamou 34 santos e quase 600 beatos. Realizou oito cerimónias de canonização, sete delas no Vaticano e uma no Brasil.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António