O Estado não ama as pessoas

O Sol, 2010.07.13
Pedro Afonso - Médico Psiquiatra
Nos últimos anos, alimentou-se a ideia de que o Estado – uma espécie de pai colectivo – teria, em exclusivo, a obrigação de satisfazer todas as necessidades sociais. Consequentemente, as pessoas tornaram-se mais individualistas e autocentradas

Mas este é um caminho errado, pois uma sociedade que delega em absoluto ao Estado a justiça social está a reprimir as mais nobres e elevadas características humanas. Neste caso, o Homem acabou por dirigir a sua atenção para a idolatria do consumo e para a realização de aspirações de ordem inferior, ludibriado com uma nova liberdade. Mas não terá sido uma paixão por esta liberdade individualista que, juntamente com a indiferença do Estado enquanto regulador, esteve em grande parte na origem da actual crise económica?

Estamos num processo inexorável de desumanização, um caminho perigoso no qual o ser humano conferiu, numa espécie de outsourcing, plenos poderes ao Estado para fazer o bem comum. Deste modo, o cidadão tem vindo a renunciar a participar nesta função, assumindo um papel passivo, limitando-se indolentemente a reivindicar uma lista infindável de direitos. Esta atitude pueril tem um preço a pagar, uma vez que nem o Estado tem os recursos para satisfazer todas as necessidades, nem as pessoas se podem demitir da sua responsabilidade social.
Porque será que um grupo de cidadãos, indignados com o estado de abandono do seu jardim, em lugar de se juntarem e repararem o espaço que é de todos, permanecem à espera que seja o município a resolver tudo?

É curioso constatar que, actualmente, se defenda com tanto ardor a educação sexual nas escolas e, simultaneamente, se olvide dos currículos educativos a formação no campo da solidariedade. Ser solidário também se aprende e, por essa razão, seria da maior importância reservar algumas horas do horário escolar para que os alunos pudessem realizar trabalho solidário concreto, junto de instituições com mérito social reconhecido. Para além de ser formativo, ajudava a consolidar um sentimento de compromisso social que deve ser partilhado por todos. Esta seria, sem sombra de dúvida, uma forma positiva de influenciar a sociedade, através dos mais jovens.
Na actual crise económica, não é por acaso que o Estado resiste em emagrecer, nomeadamente reduzindo a despesa do seu funcionamento. O Estado, para além de funcionar como um regulador, deve garantir algumas necessidades elementares da sociedade nas áreas da justiça, defesa, saúde, educação, segurança social, etc. Contudo, este não pode ser um papel exclusivo do Estado já que o mesmo tem uma inclinação irresistível para a hipertrofia burocrática e despesista.

Todos temos a co-responsabilidade de garantir protecção aos mais desfavorecidos e de contribuir activamente para uma sociedade mais justa e solidária; todos podemos mudar verdadeiramente a sociedade quando oferecemos alguma coisa gratuitamente, sabendo de antemão que não receberemos nada em troca. Este é um princípio que não está ao alcance do Estado, mas das pessoas.
Pedro Afonso - Médico Psiquiatra

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António