O Papa tem portal na Internet com ligações para o Facebook e para o iPhone

PÚBLICO, 22.05.2009, António Marujo

Iniciativa assinala Dia Mundial das Comunicações Sociais, no domingo, que terá o tema das novas tecnologias

Há uma foto do Papa Bento XVI em grande plano. Ao lado, diversas ligações para diferentes redes sociais e canais de notícias. O Papa tem desde ontem um portal na Internet dirigido aos jovens, o http://www.pope2you.net/. Este inclui ligações ao Facebook e ao iPhone, bem como ao YouTube e a dois sites de notícias e documentação: o www.h2onews.org e o Wikicath, espécie de Wikipédia católica.
Neste novo instrumento, os utilizadores poderão trocar cartões virtuais do Papa, discursos e mensagens de Bento XVI. A iniciativa assinala o 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja Católica celebra no próximo domingo e que é dedicado ao tema das novas tecnologias este ano: "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade".
O Pope to you é iniciativa do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS). De acordo com o presidente deste organismo, arcebispo Claudio Celli, citado pela agência Ecclesia, este novo instrumento foi criado para que as mensagens do Papa circulem através de um meio tecnológico mais próximo dos jovens.
Para já, o portal tem versões em italiano, inglês, espanhol, francês e alemão. O site do Vaticano inclui, além destas línguas, o chinês, o latim e o português.
Durante a audiência-geral de quarta-feira, o próprio Bento XVI referiu-se ao tema da sua mensagem sobre as comunicações sociais, desafiando os jovens crentes a exprimir a sua voz na Internet e a promover na rede "uma cultura de respeito".
"Levem o testemunho da vossa fé ao mundo digital", disse o Papa, citado pela AFP.
Bento XVI convidou ainda os utilizadores dos novos meios de comunicação a usar "de modo positivo" estas tecnologias e a fazer ressaltar "o grande potencial destas técnicas para construir os laços de amizade e solidariedade que possam contribuir para tornar o mundo melhor".
O Papa afirmou, na ocasião, que as novas tecnologias trouxeram "mudanças fundamentais" no modo de comunicar. E encorajou os internautas a "estar atentos a manter e promover uma cultura de respeito, de diálogo e amizade autêntica onde os valores da verdade, da harmonia e da compreensão mútua possam desabrochar".
Na mensagem para este dia mundial, o Papa afirma que os jovens se deram conta "do enorme potencial que têm os novos media para favorecer a ligação, a comunicação e a compreensão entre indivíduos e comunidade, e usam-nos para comunicar com os seus amigos, encontrar novos amigos, criar comunidades e redes, procurar informações e notícias, partilhar as próprias ideias e opiniões".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António