A Escócia, ou o fracasso da política no Ocidente


  • Rui Ramos
18/9/2014 OBSERVADOR

Mudar de governo é uma coisa, mudar de país é outra. O que é património da história e reservatório de princípios não devia ter sido exposto ao acaso dos humores e demagogias de um momento eleitoral
Admitamos que os eleitores escoceses desmontam esta semana o Reino Unido. Que dirão, daqui a cem anos, os explicadores? Preferirão, talvez,  as grandes causas, que supostamente tornavam o facto previsível: a identidade escocesa ou o petróleo do Mar do Norte, por exemplo. Acontece que a principal característica deste acontecimento é que ele não era previsível, independentemente das grandes causas que agora o possam explicar. Tanto não era, que foi o governo de David Cameron, agora em lágrimas, quem dramatizou o referendo, julgando que para castrar o separatismo escocês bastaria confrontá-lo com a possibilidade real da separação.
O diabo está sempre nos detalhes. Há dias, alguém chamava a atenção para a formulação da pergunta, que deu o "sim", jovial e positivo, aos separatistas e deixou o "não", frio e céptico, para os unionistas ("deve a Escócia ser um país independente?", em vez de, por exemplo, "deve a Escócia permanecer no Reino Unido?"). Mas a lição mais interessante aqui não diz respeito apenas às pequenas causas dos grandes efeitos.
O referendo escocês é, em primeiro lugar, um encadeamento contingente de decisões e de manobras políticas. A história pode começar no fim da década de 1980. A política monetária de Thatcher devastou a indústria da Escócia. Uma das consequências foi a extinção do Partido Conservador local. Os seus votos deram nova vida ao Partido Nacional Escocês (SNP). Tony Blair, sempre hábil, tentou ultrapassar o nacionalismo com a "devolução" de poderes de governo à Escócia. Resultado: deu poleiro a Alex Salmond, o galo da capoeira nacionalista. David Cameron voltou a confiar na habilidade, convencido de que um referendo provocaria uma grande reacção unionista. Resultado: pôs a Escócia à beira da separação. Agora, com os demais partidos unionistas, Cameron tenta conter os escoceses com a promessa de ainda mais "devolução". Mesmo que o unionismo prevaleça, a história não acabará. Sim, a Escócia tem nacionalidade e petróleo. Mas sem as habilidades de Blair e Cameron, talvez essas causas tivessem tido outras consequências.
A democracia, como qualquer regime, não é apenas escolha: é história, é lei, é ética. Há coisas que não devem ser referendadas, salvo em circunstâncias históricas extremas e quando não há dúvidas sobre o que está em causa. Sujeitar um Estado ou um regime ao tipo de referendo escocês é sempre arriscado: pode registar opções fundamentais, assumidas com gravidade, mas também inclinações passageiras, projectadas com ligeireza. Que género de escolha prevalecerá na Escócia? A semana passada, tivemos o espectáculo patético de David Cameron a explicar aos escoceses que, se não gostam dele, manifestem a preferência nas próximas eleições legislativas, e não neste referendo sobre o Reino Unido. E também há quem, na Escócia, espere da independência um welfare petrolífero de tipo norueguês. Tudo se mistura.
As nações, os Estados, e os regimes não são assunto ao nível do governo ou da política económica. Mudar de governo é uma coisa, mudar de país é outra. Se uma separação escocesa reflectir simplesmente o desagrado com o actual primeiro-ministro, como Cameron receia, ou a ilusão welfarista inspirada pelo mar do Norte, isto significa que, no caso da Escócia, uma elite política dividida e confusa expôs o que era património da história e reservatório de princípios ao acaso dos humores e demagogias de um momento eleitoral. Não haverá talvez melhor exemplo do fracasso das actuais lideranças políticas no Ocidente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António