Parabéns


Parabéns
Ontem fiz anos e recebi muitas (mesmo muitas) mensagens de parabéns. O mundo tecnológico de hoje multiplica as expressões deste desejo – parabéns – por chamada telefónica que nem sempre sou capaz de atender, por SMS e via Facebook que não só proporciona o meio como também nos recorda o acontecimento.
Usamos esta palavra com toda a casualidade, porém, quando fui à missa ao meio dia, as leituras do dia – que são sempre para mim, embora muitas vezs não as oiça com atenção – e o comentário do celebrante iluminaram este voto que desejamos uns aos outros.
De um lado, uma história de maldade, só maldade, maldade pura: é a história de Nabot de Jezrael a quem Acad, rei de Israel cobiçava uma vinha e que foi apedrejado até à morte, depois de falsamente acusado de blasfémia pelos seus concidadãos, instados a isso pela rainha Jezabel. 1Rs 21, 1-16
Do outro, um desafio de bem que mesmo a nós, pessoas cumpridoras e boas, faz estremecer pela exigência que parece desproporcionada: Não oponhais resistência ao mau, se alguém te quer tirar a túnica, dá-lhe também a capa, dá a quem pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado. Mt 5, 38-42.
Foi claro para mim o que significam os parabéns: como seguir na estrada da vida, orientado para o bem.
Por isto, agradeço do fundo do coração os vossos parabéns.
Um abraço com amizade
Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António