Ciclo "Política e Pensamento": A Utopia de S. Tomás Moro


Na próxima sexta-feira, é o dia de São Tomás Moro (Thomas Morus, no latim em que escreveu), canonizado em 1935 por Pio XI e declarado Padroeiro dos Estadistas e Políticos por João Paulo II, em 2000, na viragem do século e do milénio. Por sinal, olhando ao estado geral da política, não faltará certamente quem, com crença genuína ou só por ironia, comente que bem estamos precisados de um santo padroeiro que olhe e inspire líderes e actores políticos.

Quem não gostou nada dele foi Henrique VIII, o das muitas mulheres. Depois de nomeado por este para Chanceler do Reino de Inglaterra, em 1529, Sir Thomas More enfrentou os caprichos autocráticos do monarca, acabando por demitir-se. Henrique VIII procurou repetidamente vergá-lo ao seu poder político e religioso. Não conseguindo vencer a rectidão de carácter, o sentido de justiça e a imparcialidade exemplar que marcaram a acção de Tomás Moro, o rei fá-lo-ia prender na Torre de Londres e mandou-o decapitar em 1534. A verticalidade que sempre manteve, bem como a serenidade diante das maiores provações, colocaram o seu martírio como uma das mais graves e injustas sentenças aplicadas pelo Estado contra um homem de honra, por atitude despótica e de vingança pessoal do soberano.

A sua obra de referência é, porém, bem anterior a estas provações e enfrentamentos, tendo sido publicada em 1516:
«A Utopia»
de S. Tomás Moro
Esta ilha fantástica, criada, imaginada e descrita por São Tomás Moro, precisamente Utopia, marcaria para sempre o significado desta palavra e o seu conceito, como lugar ideal e irrealizável, tendo gerado incontáveis comentários, leituras e interpretações em todo o mundo. A seu respeito, escolhemos ouvir um politólogo das novas gerações: Miguel MORGADO, doutorado em Ciência Política e docente universitário na Universidade Católica, membro da prestigiada escola do respectivo Instituto de Estudos Políticos, um dos mais respeitados cientistas políticos dos nossos dias. Ágil nos novos modos de comunicar, distinguiu-se também como blogger activo, desde os primórdios da nossa blogosfera.
MMorgado 25-junho PPVL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António