Começa hoje o Advento

A Igreja Católica assinala este domingo o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, que começa com o chamado tempo do Advento, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.
As três primeiras semanas, que recordam especialmente a segunda e última vinda de Cristo à Terra, esperada pelos cristãos para o fim dos tempos, tornam o Advento num tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.
A partir de 17 de Dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a festa do nascimento de Jesus, o Natal, que os católicos assinalam a 25 de Dezembro.
As leituras bíblicas proclamadas nas missas evidenciam as figuras bíblicas do profeta Isaías, de João Batista, precursor de Cristo, e de Maria, mãe de Jesus.
As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.
O tempo do Natal termina a 9 de Janeiro, dia em que o calendário litúrgico evoca o batismo de Jesus.
O diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa coloca em destaque a singularidade do Evangelho de São Marcos que será o evangelista do novo ano litúrgico.
Em declarações ao programa ECCLESIA (Antena 1) a transmitir este domingo, o padre João Lourenço realça que São Marcos “é um Evangelho muito próprio e singular, embora faça parte de um conjunto de três”, os chamados sinópticos (Mateus, Lucas e Marcos).
Segundo o biblista franciscano até à reforma do II Concilio do Vaticano São Marcos “era bastante desconhecido e pouco usado”.
A estrutura do Evangelho de Marcos “é diferente” da estrutura dos outros evangelhos sinópticos porque “não tem a infância de Jesus” e “começa logo com um anúncio de fé”.
Para o padre João Lourenço é fundamental “ter uma chave ou código” para compreender o Evangelho citado porque “é um texto carregado de contraditório”.
Marcos, como os demais Evangelhos, tem uma geografia, mas a deste evangelista tem “uma geografia aberta” que “faz da Galileia uma terra sem fronteiras”, avança.
Segundo o biblista, Marcos faz um “itinerário de fé no meio dos gentios” que lhe coloca essa marca “de expressão de fé de uma comunidade”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António