Tecto

27 | 07 | 2011   20.07H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt
Os Estados Unidos estão à beira da falência. Esta é a informação sensacionalista e falsa que é apregoada. Há mesmo quem compare a situação americana com a grega ou portuguesa.Um país está falido quando ninguém lhe empresta.
Grécia, Portugal e Irlanda estão reduzidos à ajuda de amigos, o que é mau, mas não falência. Conseguirão evitá-la se endireitarem as finanças antes de acabar a benevolência dos parceiros.Os Estados Unidos têm a maior dívida pública do mundo. Mas, relativamente à dimensão da economia, é menor que a nossa.
Além disso o governo americano não tem dificuldades em contrair empréstimos. O seu problema não é financeiro. É político.Os EUA impuseram uma regra plurianual para as finanças públicas, algo que alguns também querem criar por cá. Trata-se de um tecto na dívida, um montante máximo de endividamento que não podem ultrapassar. Na prática este limite tem pouco impacto, pois já foi subido 16 vezes desde 1993 (The Economist, 23/Jul).Se não reduz a dívida, qual é então a principal consequência da medida?
Sobretudo criar oportunidades para debates, exigências e confusão parlamentar cada vez que os valores se aproximam do limite. É o que acontece agora. O Tesouro bateu no tecto a 16 de Maio e prevê ficar sem fundos a 2 de Agosto. Com o Congresso nas mãos da oposição republicana, o impasse era fácil num diálogo de surdos.Se não houver acordo isso implicará cortes em alguns pagamentos o que, sendo sério, está longe de ser catastrófico. Mas constitui mais um percalço para a frágil economia mundial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António