Vassalos e demagogos

Público 20110405  Pedro Lomba

Um gráfico retirado de um livro recente sobre a importância da desigualdade (The Spirit Level, 2009) da autoria de dois investigadores americanos, justifica a nossa atenção. E foi tema de um notável texto de André Barata, publicado no blogue da Sedes, que merece mais audiência. O ponto é este: a correlação entre o nível de desigualdade de rendimento e o nível de desconfiança entre cidadãos coloca Portugal numa posição verdadeiramente alarmante.

Na curva levamos o primeiro prémio no ranking dos países em que as pessoas menos confiam umas nas outras e o terceiro no grupo dos países com o mais baixo nível de distribuição do rendimento. Sobre a relação entre as duas variáveis tenho dúvidas. Mas, no essencial, ficamos a saber que o país mais perto de nós é Singapura e que a nossa distância face aos Estados europeus, mesmo os latinos, pode impressionar estômagos sensíveis. Não são estatísticas. André Barata chama-lhe "o problema português".

Qual é esse problema? Como certeiramente afirma Barata (e isto daria um livro importante), está aqui um sério problema de regime. Cito: "A baixa confiança interpessoal pressiona o regime a evoluir na direcção de uma cultura política autoritária e subordinada. Trocaremos a confiança pela lealdade (...). Desfeita a confiança comum já nada suporta o interesse comum."

Corrijo o tempo verbal: a baixa confiança entre portugueses tem instigado, ou sempre instigou, o regime a trocar a confiança por formas distintas de lealdade e subordinação (partidária, corporativa, sindical ou política). Não se trata de algo que esteja para acontecer, mas de um aspecto já interiorizado pela cultura do regime. A cadeia da subordinação não poupa ninguém, empresas, clientelas, corporações, partidos. Todos actuam segundo lógicas de lealdade e vassalagem, porque são essas as lógicas que lhes permitem maiores ganhos individuais e corporativos.

E porquê? Porque, não confiando naquilo que genericamente podemos designar por "cumprimento das regras" e temendo a incerteza da secretaria, a sociedade portuguesa convenceu-se que só pela subordinação é que pode conseguir amealhar as suas pequenas migalhas. Vai conseguindo umas aqui, outras ali. Transforma-as depois em leis. E quando a crise definitivamente estala e o dilema passa a ser entre algumas modestas migalhas e nada, a confiança atinge o seu ponto mais rasteiro.

Não preciso lembrar o que disse Salazar sobre a impreparação dos portugueses para a democracia. Nem, inversamente, o valor que tem a confiança para um regime democrático. Foi sempre essa a aspiração liberal: uma sociedade instruída pela confiança. A confiança dos cidadãos entre si e a confiança no Estado (mesmo que acompanhada de desconfiança em relação ao governo). Em Portugal são ambas más.

Ora, esta coexistência entre baixa confiança intersubjectiva e elevada desigualdade social representa o pior cenário possível para o país adquirir o dinamismo que lhe permita produzir, explorar, inovar, no fundo tudo aquilo de que hoje necessariamente precisa.

André Barata antecipa: ?"A república evoluirá em uma de duas: ou em demagogia ou em plutocracia." Mais uma vez, ele que me permita a correcção. A República já evoluiu para a demagogia e para a plutocracia: no Bloco Central acumularam-se as oligarquias do regime que se protegem mutuamente e vão cooptando espíritos zelosos e pouco críticos e, na extrema-esquerda e nos sindicatos, vai-se alojando, apesar de tudo contida, a demagogia. A cultura do regime, entre a oligarquia e a demagogia, foi criar dois tipos de cidadãos: uns, vassalos; outros, demagogos. O que não criou foi cidadãos autónomos e livres. A era Sócrates, assente na mentira e no desrespeito pelas mais elementares regras de confiança, agravou este estado de coisas.

E, meus amigos, assim não há milagres. Jurista

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António