Casamento

RR on-line, 2009.02.14

Aura Miguel

O bem comum exige que as leis reconheçam, favoreçam e protejam o casamento entre homem e mulher como base da família, célula primária da sociedade.


“As legislações que favorecem as uniões homossexuais são contrárias à recta razão, porque dão garantias jurídicas à união entre duas pessoas do mesmo sexo análogas às da instituição do casamento”.
“É que uma coisa é o comportamento homossexual como fenómeno privado; outra bem diferente é o mesmo comportamento como relação social legalmente prevista ao ponto de se tornar instituição do ordenamento jurídico”.
“O respeito para com os homossexuais não pode levar à aprovação pública do seu comportamento nem ao seu reconhecimento legal. O bem comum exige que as leis reconheçam, favoreçam e protejam o casamento entre homem e mulher como base da família, célula primária da sociedade. Equiparar as uniões homossexuais ao casamento, significaria convertê-las num modelo para a sociedade actual, ofuscando valores fundamentais, que fazem parte do património comum da humanidade”.

O que acabei de ler foram excertos de uma nota doutrinal da Congregação para a Doutrina da Fé. No actual contexto português, este documento, de 28 de Março de 2003, ajuda a esclarecer muita coisa.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António