Educar rapazes


INÊS TEOTÓNIO PEREIRA    DN      20.01.2018


Tenho cinco rapazes, o que não me dá autoridade nenhuma para falar sobre a educação dos rapazes - é a primeira vez que me confronto com o problema. Tenho uma rapariga, o que me deixa aterrada e na expectativa da primeira saída à noite, do primeiro namorado, eu sei lá. Não sei porquê mas sinto algum nervosismo quando a imagino daqui a uns aninhos, livre e senhora do seu nariz, do seu sim e não, dos seus amores e desamores. "Ah, mas tens de ter confiança que ela vai saber tomar conta de si. As miúdas de hoje são diferentes." Pois. Talvez. Aliás, claro que sim. É conhecê-la, de queixo empinado, de sorriso fácil e aberto (inclina a cabeça para a esquerda quando está envergonhada) e vai à luta, sempre. Não cede a modas, não cede, ponto. Não fizesse ela esgrima. Mas o meu nervosismo não desaparece. Devo ser eu. Depois olho para eles. Nervosismo nenhum. Nadinha. Só tenho medo dos carros, dos carros e dos copos, das drogas. É confiar, dizem-me. Claro, isso e estado polícia. Mas confesso que o tema dos amores e desamores dos meus rapazes não me tiram um minuto de sono. Preconceito meu, só pode. Porque é que o desgosto amoroso da minha filha me parte o coração e os deles nem tanto? Já lhes disse, ainda mal sabiam falar, que o respeito pelas raparigas é tema sensível. Cá em casa não se levanta a mão à irmã. Mas isso é injusto, dizia um deles: "Lá por ela ser rapariga pode irritar toda a gente e não apanhar?" Isso. Isso mesmo. E ela abusa, claro, não é parva. Sabe gritar como poucas e é perita do clichê de puxar cabelos.

Escrevia o Henrique Raposo que a educação dos rapazes é a chave para o problema do assédio, que não os educamos para o compromisso, que ainda se considera o marialvismo como uma virtude (currículo até em alguns casos), que aquilo que exigimos às raparigas, e não lhes permitimos, incentivamos nos rapazes e que, na verdade, a nossa sociedade põe em cima das raparigas o ónus de tudo o que lhes possa acontecer e a eles, nada. Depois, cada um é educado como é. No entanto, eduquemos de uma forma ou de outra, a verdade é que a censura social, cultural, moral e ética é só para elas. Sim, eu educo e exijo aos meus filhos respeito, pudor, decência. Mas a verdade é que nada lhes seria apontado se eles não acatassem a educação que os pais lhes dão. Sim, o Henrique tem razão. Os pais e as mães dos rapazes têm muito que fazer. E não, nada disto é um discurso feminista ou que tenha qualquer coisa a ver com esta maluquice do assédio que varreu o mundo. É antes uma evidência cultural que vai do Ribatejo às casas do Benfica, passando por qualquer universidade ou escritório.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António