Essencial

Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado. (Mt 6, 34).

Hoje quer a pequena crónica do MEC no Público cujo tema é o tempo presente quer este excelente artigo do José Luís Nunes Martins no i, cada um no seu estilo e com a sua sensibilidade chamam ao essencial. Fizeram-me ler o Capítulo 6 de Mateus inserido no Sermão da Montanha (caps. 5, 6 e 7).
Para mim, hoje, o dia chama ao essencial, principalmente pelo testemunho do sacramento do matrimónio que dois grandes amigos nossos vão hoje celebrar. Como presente de casamento deixo aqui uma lição notável do Pe. João Seabra sobre o sacramento do matrimónio, já com 13 anos, mas o essencial é também intemporal. Que lhes possa servir a eles e a todos nós como reconhecimento do dom espantoso que é este milagre de um Deus que se faz companhia à nossa vida.
Ao essencial chama também a lição do regresso do filho pródigo: este meu filho estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi encontrado (Lc 15,24)

O regresso do filho pródigo
Guercino (1619)
óleo sobre tela 107 x 144 cm
Kunsthistorisches Museum, Vienna

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António