Papa João Paulo I eleito há 30 anos

Internacional | Agência Ecclesia| 26/08/2008 | 12:47 | 2816 CaracteresA 26 de Agosto de 1978 foi eleito o Cardeal Albino Luciani, patriarca de Veneza, que adoptaria o nome de João Paulo I. Assinala-se hoje o encerramento do conclave que durou apenas 26 horas e que elegia o sucessor de Paulo VI. Abria-se um dos pontificados mais breves da história da Igreja - apenas 33 dias. João Paulo I viria a falecer no dia 28 de Setembro.

O conclave teve início às 16h30 de Sexta-feira, 25 de agosto e se concluiu 26 horas depois, com a escolha do Cardeal Luciani. Foi, depois do de 1939, o conclave mais rápido do século XX. Às 19h19 de 26 de Agosto, erguiam-se as cortinas do balcão central da basílica vaticana, e o Cardeal Pericle Felici pronunciava a fórmula latina "habemus papam".

Dois dias antes do início do conclave, o Cardeal Albino Luciani escrevera à sua sobrinha, Pia, dizendo não saber quanto tempo duraria o conclave. “É difícil encontrar a pessoa apropriada para enfrentar tantos problemas que são cruzes muito pesadas. Felizmente, não corro riscos..."

Começava um pontificado que pretendia reunir os pontificados dos dois pontífices do Concílio Vaticano II - João XXIII e Paulo VI.
Uma perspectiva pessoal confirmou-se no início do seu pontificado, pela manutenção da estrutura curial, pela renúncia à coroação, à tiara e à sede gestatória, assim como a sua solicitação para que fossem suspensas as formalidades da audiência aos cardeais com mais de 80 anos, que não haviam participado do escrutínio, e que deveriam prestar voto de obediência ao novo pontífice.

O pontificado de João Paulo I, iniciado com tais auspícios, prometia deixar uma marca indelével na história da Igreja. Uma promessa que, todavia, não teve tempo suficiente para se concretizar.

Mas o breve pontificado de João Paulo I não deixou apenas o seu sorriso franco e sincero, aberto ao mundo. Assinalou o início de uma transformação. Os 33 dias bastaram para que Albino Luciani inaugurasse uma imagem de pontífice liberta de entraves e formas protocolares, começando pelo uso simples e direito do "eu", no lugar do habitual plural majestático, e prosseguindo com os seus discursos improvisados.

O Papa João Paulo I reafirmou continuamente e com humildade, a essencialidade da mensagem evangélica, com referências contínuas à pobreza e ao correcto uso da propriedade privada.

O processo de beatificação de João Paulo I chegou ao Vaticano a 3 de Janeiro de 2007, altura em que, na Congregação para a Causa dos Santos, foi aberto o envelope oficial com os documentos relativos à investigação diocesana sobre a heroicidade da vida e das virtudes, assim como sobre a fama de santidade.

Albino Luciani, o Papa João Paulo I, nasceu em Canale d’Agordo, em 1912, e faleceu na Cidade do Vaticano a 28 de Setembro de 1978. Ficou conhecido como “o Papa do sorriso”.

Com Rádio Vaticano

Internacional | Agência Ecclesia| 26/08/2008 | 12:47 | 2816 Caracteres

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António