O génio educativo do Papa Francisco

P. Luis Miguel Hernández

Ninguém pode deixar de reconhecer o génio comunicativo do Papa Francisco, cujo rosto tem conquistado as peças de abertura de inúmeros telejornais e as capas das revistas mais impensáveis. Há porém quem questione se este carisma terá também uma correspondente capacidade educativa, quer para quem está disponível a acolher a mensagem católica, quer para quem se encontrar mais afastado da mesma. Ao meu ver, o Papa Francisco, que entre outras coisas já foi professor de literatura, tem uma preocupação consciente e evidentemente pedagógica.

Antes de mais, basta observar a força dos seus gestos para intuir essa inquietação. Recentemente, ele próprio afirmou: «Um cristão vê-se não tanto por aquilo que diz, mas por aquilo que faz, pela forma como se comporta» (Angelus 9/11/2014). Por isso, comprovamos que os seus comportamentos, mesmo quando improvisados, são observados com atenção por todos e muitas vezes desejam ser exemplares de forma consciente.

Raramente as ideias que Francisco quer exprimir são apresentadas de forma dogmática e categórica. Prefere, com um gesto ou com uma frase não escrita, partir dum facto concreto: um cartaz que alguém está a mostrar, uma pessoa que se lhe aproxima, as reacções da multidão que o escuta... E esses factos, que não exigem uma definição, tornam-se uma espécie de "encarnação" do conceito ou do valor que está a ser comunicado, nesta modalidade muito mais eficaz.

Para o Papa Francisco, Deus, Jesus Cristo, a Igreja, são presenças reais na vida concreta. Por isso, não são sujeitos de definições, ou de reduções a preceitos morais. São experiências presentes na vida concreta, capazes de pôr em discussão o discurso que já se tinha escrito ou a imagem que se tinha formado do evento da sua agenda. A sua insistência nessa base, naquilo que é "essencial", deixa depois todo o espaço à riqueza e variedade das manifestações da verdade, que pode encarnar em qualquer forma externa, cultural ou social.

Ao mesmo tempo, a sua proposta não é nunca personalista. Espantou-me, por exemplo, que celebrasse o seu primeiro aniversário de pontificado fora do Vaticano: num "retiro espiritual". Não é a sua pessoa que está no centro, como no caso de qualquer bom educador.

Por último, parece-me que o génio educativo de Francisco reside precisamente na sua humilde capacidade de realizar gestos educativos, quase sem que nos apercebamos de que é isso que está a acontecer. A sua linha pedagógica procura um desenvolvimento natural, sem que se produzam choques ou incompreensões. Correndo o risco de simplificar o discurso, pretende chegar a todos na medida em que cada um pode perceber e está disponível a acolher a novidade que quer ser transmitida. Assim, Francisco educa sem que estejamos plenamente conscientes disso.

P. Luis Miguel Hernández

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António