Algumas ilações a retirar do ranking das escolas

Henrique Leitão

RR on-line, 20091020

Todos sabemos que é informação que deve ser usada com alguma precaução, mas é inegável que se trata de informação importantíssima, sobretudo porque, com o passar dos anos, vai sendo possível cada vez mais diferenciar o que é meramente episódico do que são tendências estruturais.

Dois factos evidentes merecem ser comentados. O primeiro é bem conhecido de todos: as escolas privadas ocupam, esmagadoramente, os primeiros lugares e esta tendência parece ter-se vindo a acentuar.

Mas há um segundo aspecto que deve também ser destacado: entre as 20 escolas melhor classificadas, praticamente todas, apenas com raras excepções, são escolas que, directa ou indirectamente, dependem da Igreja Católica ou estão afiliadas a instituições da Igreja Católica. Isto é, o melhor ensino em Portugal é, sem qualquer dúvida, o oferecido pelas escolas católicas.

Esta é uma constatação que os pais devem ter bem presente na altura de escolher uma escola para os seus filhos e é também um serviço inestimável que o Estado faria bem em acarinhar e proteger.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António