NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM

Declaração sobre a maçonaria – Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé - 26.11.1983 (v. L’Osservatore Romano de 26.11.83)<>

“ (...) Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçónicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçónicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.
Não corresponde às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçónicas com um juízo que implique derrogação de quanto acima estabelecido e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação, de 17 de Fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, p.240-241). (...)”
_______________________________

A desassombrada declaração de interesses de Ricardo Sá Fernandes no jornal Público de hoje, de que é cristão e maçon e de que se assume como católico, vem com erro.
Quem diz acreditar na ressurreição de Jesus Cristo como filho de Deus não pode ser maçon, visto que a maçonaria nega nos seus pressupostos e sempre no seu pensamento e na sua acção, o Deus que se revela pessoalmente: o Deus humanado que vem servir e não ser servido, que padeceu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia e que fundou a Igreja una, santa, católica e apostólica.
Grande confusão de Sá Fernandes, portanto, a induzir confusão.
Ou se é maçon, o que é uma pena, ou se é católico.

Miguel Alvim
Advogado

Comentários

Surpreendeu-me o Ricardo Sá Fernandes dizer-se cristão e aproveitar a ocasião para atacar violentamente a Igreja. É que nem sequer vinha a propósito dizer mal da Igreja.

Para cúmulo, ainda compara com a maçonaria, considerando que esta tem um registo histórico impoluto!

Em que país é que ele vive? Nunca ouviu falar da quantidade de assassinatos que ocorreram no final da monarquia e nos tempos da I República? Nos atentados promovidos pela maçonaria na Europa e na América? E, sem chegar ao homicídio, não leu os jornais portugueses dos últimos anos, para perceber a pouca vergonha dos compadrios?...

José Maria C. S. André
Mª. de Lurdes disse…
Apesar de ser um texto pequeno dou graças a Deus por alguém se pronunciar sobre este tema. Para mim é um texto esclarecedor. Espero que os cristãos esclarecidos não temam enfrentar toda esta conjuntura pró-maçónica e esta publicidade descarada num país que ainda é maioritariamente cristão. Obrigada.

M.ª de Lurdes

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António