Igreja e nação

Leonídio Paulo Ferreira
DN 20160727

O padre Kordula falou-me do "altar de 11 metros visível a dois quilómetros para a última missa onde estarão dois milhões de pessoas"; o governador Pilch, da região da Malopolska, garantiu-me que "a Polónia é segura e hospitaleira"; a família Wolski mostrou-me o jardim onde ia montar tendas para acolher 300 peregrinos; o cardeal Dziwisz reivindicou com orgulho que em Cracóvia "chega a não haver lugar dentro das igrejas aos domingos"; o brasileiro Huguenin, que coordena as redes sociais da Jornada Mundial da Juventude, confessou-se deslumbrado com "os coros belíssimos" que acompanham as missas; e o bispo Ryz disse-me esperar que a vinda do Papa relembre os polacos da "tradição de tolerância jaguelónica, uma das nossas grandes dinastias". Estive há pouco tempo na Polónia em reportagem e pude testemunhar o entusiasmo com a visita de Francisco e a força do catolicismo.
Trata-se de um grande momento para o país que é sempre relembrado nestas horas como a pátria de João Paulo II, mas que é um velhíssimo bastião católico, tendo celebrado agora os 1050 anos do batismo de Mieszko I. Aliás, não se pode compreender a nação polaca sem perceber o papel histórico da Igreja. Muito antes de João Paulo II, ainda como cardeal de Cracóvia, proteger os dissidentes do regime comunista, já o clero tinha mostrado valentia preservando a nação mesmo quando o Estado desapareceu, como entre 1795 e 1918, retalhado entre a Rússia, a Prússia e a Áustria.
Cracóvia ficou sob influência dos austríacos, católicos como os polacos, e isso ajudou a que o prestígio cultural da cidade, com a antiquíssima Universidade Jaguelónica, sobrevivesse, assim como o peso da tradição religiosa. Ora, é esta Cracóvia feita de cultura e de fé que recebe o Papa que nasceu na Argentina, o fim do mundo visto da Polónia, mas tão capaz de entusiasmar as massas como fazia João Paulo II.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António