«Evangelho do Dia» determinou a estratégia para final do Euro 2016

Agência Ecclesia 22 de Julho de 2016, às 18:00

Fernando Santos recorda a frase da Bíblia «simples como as pombas e prudentes como as serpentes» e distancia «fé» de «fezada»

Lisboa, 22 jul (Ecclesia) - Fernando Santos disse à Agência ECCLESIA que se inspirou no 'Evangelho do Dia' para falar aos jogadores sobre a final do Euro 2016 e pediu-lhes para serem “simples como as pombas e prudentes como as serpentes”.

“Nesse dia, o Evangelho era esse. E de manhã, quando me levantei aquilo ‘bateu em mim’. Era isso que a equipa precisava para esse jogo”, referiu o selecionador nacional de futebol.
No dia 8 de julho, o Evangelho da Eucaristia é de São Mateus, no capítulo 10, onde Jesus diz, no versículo 16, “sede simples como as pombas e prudentes como as serpentes”.
“Quando estava a ler o Evangelho, e ia ter palestra passado uma hora ou duas, pensei: ‘isto é o que a minha equipa precisa para este jogo’. No jogo com a França temos de ser isso: ser simples, humildes, perceber que estamos perante um grande adversário, mas não ter medo de jogar”, recordou Fernando Santos.
O selecionador nacional disse que usou “como chave” para a vitória a frase do Evangelho, transmitida na palestra onde disse aos jogadores o que deveriam “fazer perante o adversário” e os perigos que colocava a Portugal.
Portugal venceu o Campeonato Europeu de Futebol com a vitória na final frente à França, no dia 10 de julho, por 1-0, no Stade de France.
Para Fernando Santos, a primeira conquista do título europeu de futebol por Portugal deve-se ao “mérito” dos jogadores, ao "trabalho", à "luta" e à mudança de mentalidade no grupo que deixou de dizer “eu acredito que é possível” para afirmar “eu creio que sou capaz de o fazer".
O selecionador nacional sublinhou que a fé “é fundamental” para a sua vida, não apenas para o futebol, mas acrescentou que ninguém lhe disse que iria ganhar e que só regressaria a Portugal no dia 11 de julho, antes era uma “convicção pessoal”.
“Algumas pessoas confundem ‘fé’ com ‘fezada’. E uma coisa não tem nada a ver com a outra”, acrescentou Fernando Santos, referindo também que foi à Missa todos os domingos, em Paris, como faz em qualquer parte do mundo, e que nunca viu televisão durante o Euro para não se deixar influenciar, “nem pela positiva nem pela negativa”.
Na entrevista publicada numa edição especial do Semanário ECCLESIA, o selecionador de Portugal recordou o momento que antecedeu a defesa da grande penalidade por Rui Patrício, dizendo que rezou nesse momento para “pedir ajuda”, e que estava frequentemente com a mão no crucifixo que “sempre” tem no bolso.
Fernando Santos valorizou o momento de festa gerado com vitória de Portugal, disse que os portugueses têm de partilhar a “confiança e o orgulho na capacidade de saber fazer” e sentiu-se reconhecido pelas mensagens que recebeu, nomeadamente a lhe dava conta da conversão de um amigo ateu.
O selecionador de Portugal recordou também a carta que leu na conferência de imprensa após a vitória na final, referindo que a redigiu na tarde do dia seguinte ao jogo com a Áustria, onde afirma o que diz todos os dias: “Seja para glória do Seu nome”.
A entrevista a Fernando Santos está publicada numa edição especial do Semanário ECCLESIA e uma parte pode ser vista no programa 70x7 deste domingo (RTP2, às 13h25), ocasião em que vai ser publicada também uma versão integral em vídeo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António