Nossa Pátria amada

Daniel Oliveira
Expresso, 2016.07.11

Por princípio, não escrevo sobre futebol nesta coluna. Porque o faço noutro jornal e porque considero que devemos evitar confusões: à política, que é o tema que aqui trato, o que é da política, à bola o que é da bola. Mas ser campeão europeu não é coisa que aconteça todos os dias. Não é, na realidade, coisa que aconteça algum dia. Podemos orgulhar-nos de ser os primeiros a ter seleção sénior de futebol a conquistar algum título. Ainda assim, não é sobre futebol que vou escrever.
Ninguém diz “vejo futebol para esquecer”. Mas podia. A vitória do nosso país ou do nosso clube é como uma bebedeira. A euforia que senti ontem e que ainda hoje me acompanha não podia ser mais real. E não podia ser mais injustificada. Quando passar o efeito, vai estar tudo na mesma. Ao contrário dos momentos que mudam as nossas vidas coletivas ou pessoais, ao contrário das alegrias amorosas ou familiares, das conquistas políticas ou científicas, a vitória no desporto só não é inconsequente para quem esteve diretamente envolvido nela. 
Esta vitória foi importante para Portugal? Foi totalmente indiferente para o nosso futuro coletivo. Todos os problemas que tínhamos se mantêm intactos. Assim sendo, faz sentido este ter sido, como Nação, um dos dias mais felizes dos últimos anos? Faz todo o sentido. Se a felicidade fosse pragmática era bem infeliz, a coitada. Até porque a vida nunca acaba bem, como se sabe. Por isso, hoje estou embriagado de felicidade. E só penso no resto quando vier a ressaca. Alguns, sempre sérios, chamam a isto alienação. Têm razão. Só não têm razão em não compreender como ela é importante. Não há felicidade, a de cada um de nós e a de nós juntos, sem prazeres imediatos. Pensar que sim é um dos erros daqueles que nos pedem sempre sacrifícios para hoje e prometem apenas alegrias para um futuro que nunca chega. 
Todas as nações precisam destes momentos de reencontro. Não porque isto mude o que elas são ou contribua para serem melhores. Apenas porque, como se viu na noite de ontem e se vai ver nos próximos dias, é neles que descobrem que as une uma identidade, mesmo que imaginária, e um conjunto de afetos, mesmo que aparentes. Ao que esta descoberta mobiliza chamamos patriotismo. Ele pode alimentar sentimentos de superioridade, xenofobia e nacionalismo. Ou, se conseguir ser inclusivo, cosmopolita e crítico, o sentimento de pertença a uma comunidade indispensável à solidariedade e à democracia. 
Mas este momento também deixa evidente uma coisa que não é fácil para os candidatos a engenheiros das almas: que a ideia de comunidade, sem a qual a democracia não é possível, não se decreta. Basta andar na rua por estes dias para perceber que os portugueses são, antes de europeus ou bracarenses, portugueses. Essa é a sua marca identitária mais forte. Se ela for inclusiva, e não étnica, se se basear na cidadania, e não no sangue, se o Quaresma, o Pepe e o Éder couberem no nosso patriotismo, e não apenas por serem futebolistas, essa marca identitária é muitíssimo útil para os laços que uma comunidade precisa para ser mais justa, solidária e democrática. E ela explica porque é que é tão absurdo olhar para o patriotismo como um papão que só trará guerras e ódio. É estúpido cantar emocionado o hino nacional, no início de cada jogo, e depois negar a importância dessa emoção na política. 
Quando deixarmos de sentir vergonha em falar da nossa “Pátria amada”, porque ainda a associamos ao pior da nossa História, talvez consigamos mobilizá-la para o melhor que ainda podemos fazer: um lugar onde as pessoas vivam com dignidade, liberdade e, seja qual for a sua origem, cidadania plena. O patriotismo é um valor que se pode encher com muitos outros, bons ou maus. Mas o sentimento de pertença que convoca, aquele que nos enche de felicidade por estes dias, nem pode ser ignorado nem deve ser desperdiçado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António