A Taça das Zero Sanções

JOÃO MIGUEL TAVARES Público 27/07/2016

O pior que pode acontecer a Portugal é a perpetuação das desculpas externas para esconder as incompetências internas.

Pronto. Já cá canta mais uma taça. Portugal continua a vencer na Europa. 
Contra todos as expectativas, e após um forte pressing final do adversário que levou o próprio treinador português a duvidar da vitória (“a situação aparentemente não está muito simpática para Portugal”, disse ontem António Costa), lá conseguimos erguer a Taça das Zero Sanções. Marcelo pode encomendar as medalhas. Todos estão contentes: o governo está contente porque Pierre Moscovici plagiou os seus argumentos epistolares em conferência de imprensa; o PS está contente porque ergueu a voz e Pedro Nuno “Até as Pernas Lhes Tremem” Santos foi enfim vingado; o Bloco está contente porque já não tem de referendar nada; o CDS está contente porque defende as zero sanções desde pequenino; o PSD está contente porque espera que a frase “contas de 2015” não mais seja invocada até à segunda vinda de Cristo à Terra; e o PCP… bom, o PCP não está contente, mas também não podia estar: no que diz respeito à Europa, o partido enveredou pelo anarco-sindicalismo e entende que a Comissão não tem o direito de passar multas, mesmo que sejam zero.
Já agora: eu também estou contente. Não por ser sensível ao patriotismo lamecho-pedinchão que tem dominado a canícula, mas por uma razão muito prática: agora, há menos uma desculpa à qual António Costa se agarrar. Ao longo dos últimos meses, o nosso querido primeiro-ministro colou-se como uma lapa ao discurso das zero sanções porque ele lhe permitia mil e uma distracções. Agora está na hora de dar o corpo pelas suas políticas e pelas políticas do seu Governo, sem a desculpa de que a Europa está malvadamente entretida a sabotar o seu keynesianismo de casino, impedindo a esquerda de regovernar e mostrar ao mundo o quão bestial e amiga do crescimento é a sua aposta no consumo interno e na devolução dos rendimentos aos funcionários públicos. Não há multa, não há injustiça, não há sanções – o Governo que leve a taça e comece finalmente a assumir as consequências dos seus actos.
O pior que pode acontecer a Portugal é a perpetuação das desculpas externas para esconder as incompetências internas. Sócrates teria sido um primeiro-ministro bestial se não fosse a malfadada crise das dívidas soberanas; Passos Coelho teria sido um primeiro-ministro bestial se não fosse o malfadado programa da troika e os chumbos do Tribunal Constitucional; António Costa teria sido um primeiro-ministro bestial se não fossem as malfadadas sanções e as imposições dos tratados que o impedem de conduzir o país até à terra onde escorre o leite e o mel. As políticas destes três senhores divergem, mas as desculpas, essas, convergem. É assim desde sempre. A ausência de uma cultura liberal e a falta de fé nas capacidades de cada um é compensada com a criação de uma extraordinária máquina de produzir desculpas que funciona a todo o vapor desde tempos imemoriais. É a máquina dos “ses”. Nós teríamos conseguido, se…; nós teríamos vencido, se…; nós teríamos atingido, se…
A Taça das Zero Sanções é menos um “se…” no nosso caminho, menos uma desculpa para juntar à pilha. Com a vitória, veio também a conta: consolidação de mais 450 milhões em 2016 e proposta para aumentar o IVA em produtos com taxa reduzida. Isso parece-se demasiado com o plano B que António Costa disse que não existia. Logo se verá. O fundamental é isto: dar espaço ao Governo para ganhar ou perder por si próprio. Sem mais “ses”. Sem mais desculpas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António