Hipona que resiste

Gonçalo Cadilhe | Visão | 06.08.2016

A cidade onde Santo Agostinho viveu durante 34 anos mudou de nome. Por falar nele, foi ele que disse: “O mundo é um livro e quem não viajou não saiu da primeira página”

Nunca ouvi falar de Annaba mas descubro que existe. E que fica na Argélia. E que é grande e importante e bem classificada na lista das cidades mais importantes do país: 4º lugar. Descubro que existe Annaba quando tento saber o que é feito de Hipona. Annaba é a antiga Hipona.
A minha atenção recai sobre a antiga Hipona por causa de Santo Agostinho, que ali viveu durante 34 anos. É um naco de tempo irrisório na vida desta cidade, que foi várias vezes destruída e renomeada. Mas a reputação das cidades também se faz através das pessoas que as habitam. Tendo vivido e escrito as suas obras fundamentais, as Confissões e A Cidade de Deus, em Hipona, Santo Agostinho tornou a cidade argelina uma referência incontornável na História da Igreja e da Filosofia. Tendo falecido lá, Santo Agostinho tornou Hipona uma meta de peregrinação para os cristãos da época.
Venho a Hipona mas não em peregrinação, os restos mortais de santo Agostinho já não se encontram lá, seriam depois trasladados para Pavia, em Itália. E de qualquer das formas o meu motivo não é turismo religioso mas sim curiosidade intelectual. Porquê Hipona? Santo Agostinho nasceu em Tagaste, perto da fronteira entre a Argélia e a Tunísia, uma região que os romanos chamavam de Numídia e que era o celeiro do império. Depois, viveu em Cartago, na altura uma das maiores cidades do mundo, numa vida de borga e amoralidade; mudou-se para Roma, onde se divertiu à grande como impagável pagão que era; e chegou por motivos profissionais a Milão, onde conhece Santo Ambrósio. Aí, Agostinho converte-se à nova religião. Estamos em 387.
Transfere-se de novo para a Numídia, fixa-se em Hipona e aqui será bispo durante 34 anos. Na altura Hipona tinha uma florescente comunidade cristã. Hoje, diz-me o padre Dominic na moderna basílica de Santo Agostinho, Annaba tem sete cristãos. E um turista: eu. Visito as ruínas romanas de Hipona, extraordinário lugar de evocação e abandono. “À noite, os delinquentes reúnem-se aqui para beber álcool e fumar droga”, diz-me o guardião enquanto vai apanhando latas vazias de cerveja espalhadas pelo fórum e pelo decumano da urbe romana. Somos os únicos homens hoje, eu e ele. Os delinquentes não precisam de esperar a noite, podem vir de dia que estão tranquilamente sozinhos na mesma.
Hipona resistiu mais de um ano ao cerco de Genserico, depois capitulou. Os vândalos arrasaram a cidade, depois reconstruíram-na e fizeram dela a sua capital. Os bizantinos chegaram um século depois e expulsaram os vândalos. Os árabes seguiram-se aos bizantinos, pela lei das armas. Os espanhóis de Carlos V conquistaram a cidade aos árabes. Os turcos otomanos expulsaram os espanhóis. Os franceses expulsaram os turcos. Hipona foi renascendo das cinzas de cada vaga de destruição: Hippo Regius, Hipona, Bouna, Bone Annaba. Os séculos passaram, os nomes mudaram, a cidade resistiu.
Visito Annaba e percebo como a Geografia foi condescendente para com a cidade, que é o tubo de um dos funis por onde se escoam as riquezas do norte de África para o Mediterrâneo. A religião também foi condescendente, ao colocar aqui o homem que sistematizou o pensamento do Cristianismo durante um milénio. E por falar em Santo Agostinho, foi ele que disse: “O mundo é um livro e quem não viajou não saiu da primeira página”. Deixo Annaba, viro mais uma página, continuo viagem pelos próximos capítulos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António