Papa constitui nova Fundação dedicada às relações da ciência com a fé

Rádio Vaticano 19/01/2012 17.59.38

Cidade do Vaticano (RV) – Constituir um instrumento inédito para a promoção do diálogo entre ciência, teologia e filosofia, essa é a proposta da nova fundação Ciência e Fé (Stoq) constituída por Bento XVI. A sugestão foi do Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

A Rádio Vaticano conversou com o subsecretário desse dicastério, Mons. Melchor José Sánchez de Toca y Alameda, que ressaltou como principal objetivo dessa nova fundação a continuidade e a garantia da estabilidade às iniciativas em andamento no Vaticano, já chamadas de “Projeto Stock”. A intenção também é abrir-se a novas ações de diálogo entre o mundo das ciências naturais e o mundo da filosofia e da teologia.

As atividades desenvolvidas são de três níveis. Um deles é o ensino, que tem maior destaque, com programas nas universidades pontifícias de Roma, principalmente no que diz respeito ao diálogo entre ciência e fé. Depois vem o setor de pesquisa, com seminários e workshops, e, por último, a divulgação dos principais conteúdos, por meio de conferências públicas, mostras, publicações e afins.

Essa nova fundação está ligada ao dicastério da cultura, mas terá plena autonomia. Os principais projetos a serem desenvolvidos são investir na formação dos futuros agentes pastorais, dos sacerdotes religiosos encarregados da formação, reforçando os programas de ensino que já estão presentes em muitas universidades romanas sobre a relação da ciência com a teologia e a filosofia. Em segundo lugar, quer-se potencializar a divulgação dos principais conteúdos através de um grande portal web, com programas de formação a distância e e-learning. Finalmente, quer-se ainda aprofundar alguns filões de pesquisa muito promissores, como o das neurociências e das células-tronco adultas. (ED)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António