Portugal: Presidência da República anuncia presença do Papa em Fátima a 12 e 13 de maio

ECCLESIA.PT   15.12.16

Viagem assinala Centenário das Aparições na Cova da Iria

Lisboa, 15 dez 2016 (Ecclesia) - A Presidência da República Portuguesa anunciou hoje em comunicado a visita do Papa Francisco ao país, em maio de 2017, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima.
“Na sequência do convite feito por sua excelência o senhor presidente da República aquando da sua deslocação à Santa Sé, a primeira realizada ao estrangeiro depois da tomada de posse, Sua Santidade o Papa Francisco virá em peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, assinalando assim o centenário das Aparições na Cova da Iria”, refere a nota oficial.
Em novembro, o presidente da República Portuguesa disse estar “muito alegre” por receber o Papa Francisco a 12 e 13 de maio de 2017, numa visita que tem um “objetivo espiritual”, centrando-se por isso em Fátima.
“A ideia é concentrar a visita e a permanência num objetivo espiritual, não propriamente político, não propriamente de soberania”, comentou Marcelo Rebelo de Sousa, destacando positivamente o facto de o Papa vir logo dia 12 de maio para Portugal e não apenas a 13.
Em declarações à SIC, o presidente da República observou que Francisco visita Fátima como “representante da Igreja Católica”.
Na mesma altura, o cardeal-patriarca de Lisboa adiantou à Agência ECCLESIA que o Papa Francisco confirmou o desejo de ir “só a Fátima” em maio de 2017 e que deverá aterrar na base aérea de Monte Real (a cerca de 40 minutos da Cova da Iria, em automóvel).

A Conferência Episcopal Portuguesa e o presidente da República entregaram convites formais ao Papa argentino para que este visitasse Portugal em 2017, por ocasião da celebração do centenário das Aparições.
Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo Papa numa audiência privada que decorreu no Vaticano, a 17 de março deste ano.
No dia 7 de setembro de 2015, no encontro dos bispos de Portugal com o Papa durante a visita ad Limina, Francisco transmitiu o "desejo profundo" de visitar Fátima, afirmando 'tengo ganas de ir a Fátima' (quero ir a Fátima)”.
Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).
São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António