Teologia do Corpo por S. João Paulo II
PASTORAL FAMILIAR DIOCESE DE COIMBRA http://www.diocesedecoimbra.pt/sdpfamiliar/
A Teologia do Corpo é uma longa catequese dada pelo Papa João Paulo II nas audiências de quarta-feira entre 1979 e 1984 sobre a sexualidade, o amor humano e a família.
Esse aspecto histórico é importante, pois ao longo deste tempo ocorreram dois acontecimentos de grande relevância. O primeiro foi o Sínodo dos Bispos de 1980 que cuidou da missão da família cristã; o segundo foi a Exortação Apostólica Familiaris consortio, publicada em 1981 como fruto daquele Sínodo.
Nessa Exortação, publicada, pois, na época em que era proferida a presente catequese, o Papa sugere "uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar, que se inspire nos motivos da criação, da aliança, da cruz, da ressurreição e do sinal" (Familiaris consortio, 56c).
Nesta indicação do Santo Padre podemos encontrar luzes para construir uma espiritualidade que responda aos desafios enfrentados pela família às portas do Terceiro Milénio cristão. E essas luzes parecem brilhar com mais intensidade na presente catequese, na qual João Paulo II desenvolveu e aprofundou, justamente, os temas propostos, sobre uma base personalista.
São 129 catequeses, divididas em duas partes principais com uma síntese conclusiva:
- a primeira, com 86 catequeses, medita as Palavras de Cristo sobre a Redenção do Corpo;
- a segunda, com 42 catequeses, trata da Sacramentalidade do Matrimónio;
- depois, numa importante síntese conclusiva, o Papa termina o longo ciclo explicando alguns conceitos de modo a que o texto integral seja bem compreendido.
A primeira parte, é dividida em três capítulos, que se dedicam à análise de três textos-chaves do Evangelho.
- Temos, antes de tudo, o texto em que Cristo no colóquio com os fariseus faz apelo "ao princípio" para revelar a unidade e indissolubilidade do matrimónio (cf. Mt.19,8; Mc.10,6-9).
- Depois, temos as palavras pronunciadas no Sermão da Montanha sobre a "concupiscência" como "adultério cometido no coração" (cf. Mt.5,28) em que Cristo faz apelo ao coração humano.
- Por fim, temos as palavras transmitidas por todos os sinópticos, em que Cristo faz apelo à ressurreição dos corpos no "outro mundo" (cf. Mt.22,30; Mc.12,25; Lc.20,35).
Vê-se, pois, que nesta primeira parte, foram desenvolvidos os temas da criação e da ressurreição à luz da redenção operada por Cristo na cruz.
A segunda parte, dedica-se à análise do sacramento do matrimónio com base na Epístola aos Efésios (Ef.5,22-33) e está organizada em três capítulos. As reflexões são conduzidas na consideração das duas dimensões essenciais deste sacramento e da lei da vida que deste decorre:
- a dimensão da aliança e da graça
- a dimensão do sinal
- a lei da vida como herança
O Papa, com os dois primeiros capítulos, completa o desenvolvimento dos temas por ele mesmo sugeridos para se construir uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar. Embora esta catequese sobre O amor humano no plano divino não esgote completamente os temas sugeridos, não se pode deixar de considerá-la como valioso material de estudo e de formação.
A essas reflexões, o Papa junta no terceiro capítulo uma reflexão sobre a Encíclica Humanae vitae, respondendo, com base personalística e bíblica, às interrogações do homem de hoje. Segundo o Papa, a doutrina desta Encíclica está em relação orgânica quer com a sacramentalidade do matrimónio, quer com toda a riqueza bíblica da teologia do corpo, contida nas palavras-chaves de Cristo. Em certo sentido, o Papa afirma que "se pode até dizer que todas as reflexões que tratam da 'redenção do corpo e da sacramentalidade do matrimónio', parecem constituir um amplo comentário à doutrina contida precisamente na Encíclica Humanae vitae" (O amor humano no plano divino, 127, 2).
Esperamos que este material, tão rico e profundo, possa ser útil a todos os que dele fizerem uso.
Os mesmos temas são retomados por João Paulo II, de forma sintética, na Carta Apostólica A Dignidade da Mulher escrita em 1988.
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