Escola Pública ou Privada?

Escola Pública ou Privada?

A Ilusão Educativa em Portugal
A polémica instalada no sector educativo em Portugal tem servido interesses e fomentado preconceitos, nada tendo contribuído para clarificar o debate nem para defender os alunos e a qualidade do nosso ensino.
A Liberdade de Educação é o instrumento que defende a escola pública, ao mesmo tempo que assegura a TODOS, independentemente da sua origem social, profissional, étnica ou religiosa, a possibilidade de usufruírem de um ensino de qualidade.
Porque a escola pública é aquela que está aberta (sem restrições) a todos os que a queiram frequentar, independentemente de o seu proprietário ser um qualquer particular, uma confissão religiosa ou o próprio Estado. A escola pública não pode seleccionar os seus alunos e, na responsabilidade que tem perante a comunidade, gere a sua autonomia de forma a cumprir as metas que são definidas por quem manda.
É nessa autonomia, ou seja, na liberdade de ensinar, que se baseia o conceito de Serviço Público de Educação. Um serviço que responde aos desafios educativos que se impõem a Portugal e que oferece a todos os Portugueses a mesma garantia de qualidade na educação dos seus filhos. OServiço Público de Educação, defende efectivamente os mais desfavorecidos, pois oferece-lhes as ferramentas que lhes permitirão usufruir da mesma qualidade educativa de todos aqueles que a podem pagar e escolher o seu destino.
Com o Serviço Público de Educação, o Estado assume de forma efectiva o seu papel de árbitro de todo o sistema, definindo objectivos e zelando pelo seu cumprimento. Assim está a defender os interesses dos Portugueses! Mas deixa de vez este papel ambíguo de árbitro que fiscaliza e simultaneamente participa no jogo em que é fiscalizado…
Quarenta e dois anos depois do 25 de Abril, é atroz percebermos que a maioria dos países ocidentais perceberam atempadamente a importância deste conceito, e que já há muito tempo usufruem dos benefícios da liberdade. Mas nós, aqui em Portugal, continuamos presos às mesmas ideias pré-concebidas que interesses diversos procuram promover e sujeitos a um sistema de ensino decalcado daquilo que foram as orientações do Estado Novo.
Sem liberdade de educação, Portugal não pode vencer. 
Fernando Adão da Fonseca, FLE, 20160531

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António