O cérebro e a educação

RR on-line  05-04-2013 17:29 por António Câmara

O cérebro, sendo um órgão social, necessita de abertura a outros cérebros. Ambientes positivos criam essa abertura. Situações negativas limitam-na.
O psicólogo americano Louis Cozolino aplica as lições de neurociências à educação, no seu novo livro. Entre as lições referidas, há duas que são especialmente relevantes.
Em primeiro lugar, Cozolino recomenda que os professores devem estimular um clima de optimismo, encorajamento e benefício da dúvida na sala de aula.
O cérebro, sendo um órgão social, necessita de abertura a outros cérebros. Ambientes positivos criam essa abertura. Situações negativas limitam-na.
Cozolino propõe também que os professores comecem por abordar os problemas de forma global, deixando aos estudantes a exploração de detalhes. Deste modo, a compreensão e memorização de conceitos são facilitados.
Estas lições são relevantes não apenas para o processo de ensino escolar, mas também para a construção de uma sociedade em que prevaleça a autoconfiança, e exista uma capacidade generalizada de distinção entre o que é essencial e acessório.

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