Aniversário da morte de Jérôme Lejeune

A 3 de Abril de 1994,Ano Internacional da Família, morria um dos grandes geneticistas do século XX, um médico e cientista do mais alto gabarito.
Lejeune dedicou toda a sua vida ao estudo das doenças de origem genética. Foi ele o descobridor da Trissomia 21,doença genética que afecta muitos cidadãos. Nunca, até esta grande e marcante descoberta, se tinha associado um erro genético a uma doença. O Professor Lejeune, por esta descoberta, pode considerar-se o pai da genética contemporânea. A partir daquela, nunca mais Lejeune descansou no sentido de descobrir a cura para este tipo de doença. Dedicou todo o seu saber, que era muito, ao estudo  da Genética humana. O seu sentir cristão comprometido, levou-o a dedicar-se aos mais frágeis e desde o momento da concepção. O Prémio Nobel esteve para lhe ser atribuído. Mas, a sua posição firme, esclarecida e fundamentada contra o aborto, foi razão para que aquele prémio lhe tivesse sido recusado. Contudo, Lejeune , recebeu inúmeras condecorações e honrarias. A maior foi, sem dúvida, o convite do Beato João Paulo II para redigir o regulamento do Conselho Pontifício para a Vida  de que foi seu primeiro presidente..
Na sua última visita a França, João Paulo II ,quebrando o protocolo, fez questão de ir rezar ao túmulo deste seu grande amigo, homem emérito da Ciência e Cristão sem medo.
Entretanto , a Diocese de Paris, decidiu abrir o processo de beatificação deste gigante da Ciência contemporânea e intrépido defensor da vida humana desde a concepção. O processo já está em Roma e segue o seu processo normal nestas circunstâncias.
O INSTITUTO INTERNACIONAL FAMILIARIS CONSORTIO, da Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Santa Maria , escolheu-o como um dos seus inspiradores e modelo, na luta pelo direito à vida. Assim, comemorando o dia da sua morte, em acção de graças pelo dom da vida de Jérôme Lejeune e pedindo ao Senhor da Vida que brevemente a Igreja o reconheça como Beato , será celebrada Missa , na basílica dos Congregados ( Braga ), no próximo dia 3, às 17 horas. Estão, pois , convidados todos os que encontram em Lejeune um exemplo a imitar. Convidam-se, de modo particular todos os que ,fragilizados pelo Síndrome de Down, se queiram associar à oração pela beatificação do Homem que até hoje mais se dedicou ao estudo e apoio de todos que estão marcados por esta diferença genética.Todos serão bem-vindos! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António