Dia dos mortos

Este dia no México é designado com toda a crueza pelo dia dos mortos. A nossa tradição chama-lhe o dia dos Fiéis Defuntos, isto é, daqueles que terminaram a sua função na terra.
A morte causa em nós este medo que o Miguel Esteves Cardoso tão bem descreve como o medo que vê nos olhos do cão que se afoga de Goya (para ver os olhos do cão, desobedecendo ao conselho do MEC, carregar duas vezes na imagem e depois no sinal de ampliar).
No Ano da Fé, a dimensão do significado deste dia agiganta-se. A morte será sempre um mistério, mas ajuda-nos a penetrar nele esta meditação sobre a Irmã morte como lhe chamou S. Francisco de Assis
Novidades
2 de Novembro - Dia dos Fiéis Defuntos William-Adolphe Bouguereau
Breve apontamento de leitura do livro "Introdução ... Versão sintética da apresentação do livro "Introdução ao Cristianismo de Joseph Ratzinger, pelo Pe. Jacinto de Farias, no passado dia 22 de Outubro
1 de Novembro - Todos os Santos Mestre da Osservanza
Pedro avô e Pedro neto A minha primeira vista ao meu neto Pedro já em casa. Já baptizado é o santo mais santo em que se pode tocar!
Sandy e Nossa Senhora Impressionante a fotografia desta imagem de Nossa Senhora "sobrevivente" ao montão de destroços após a passagem da tempestade Sandy. A fotografia é do insuspeito Wall Street Journal.
Novidade no Povo é a possibilidade de ouvir esta conferência num ficheiro áudio armazenado numa SoundCloud. Trata-se de uma conferência do Padre Duarte Sousa Lara sobre "Fé e superstição" dada no Mosteiro dos Jerónimos no passado dia 11 de Outubro na abertura do ano da Fé. Se os leitores do Povo também mostrarem poderem ser ouvintes é uma nova oportunidade que se abre….

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António