O que é a fé

Curvando-me em cega credulidade, como é meu costume, diante da mera autoridade e da tradição dos mais velhos, supersticiosamente engolindo uma história que eu não posso testar no momento por experiência ou julgamento privado, sustento firmemente a opinião segundo a qual eu nasci em 28 de Maio de 1874, em Campden Hill, Kensington

G. K. Chesterton, Autobiografia

A fé, para Chesterton, é esta forma de conhecimento indirecto, com base no crédito que dou a alguém que sabe do que fala e não me quer enganar. O que este alguém diz é um testemunho. Amanhã e depois na Arena do Campo Pequeno visite a exposição Fé: o grande método da razão e à hora do almoço e à noite ouça os testemunhos de gente que sabe do que fala e não nos quer enganar. Contam histórias de vida; como a familiaridade com a pessoa de Cristo dá um gosto de novidade à vida de todos os dias. Ouvir estas testemunhas confirma e alimenta a nossa fé.
Vá até ao Campo Pequeno, hoje ou amanhã, ou melhor ainda, hoje e amanhã.
Vale a pena! Sou eu que o digo! Sei do que falo (já lá estive)  e não vos quero enganar.

Com a amizade do
Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António