A alegria da fé

Tive o privilégio de estar presente na primeira sessão do ciclo “Escutar o Absoluto no Ano da Fé” sobre a Alegria da Fé no Auditório (à cunha) da Rádio Renascença.
A música é feita de sons, mas nem todos os sons, por mais belos que sejam –  por exemplo, certos sons da natureza – , são música, porque a música é uma experiência exclusivamente humana, cuja combinação de sons exprime estados de espírito: alegria, tristeza, esperança,…
A música sacra nasce da procura de rezar as palavras sagradas, cantando-as. Assim, de certo modo, revela a experiência vivida pelos seus autores perante as palavras sagradas. Os seus sentimentos de alegria, de êxtase, de sofrimento, ficam como que gravados nas suas obras, sendo testemunho de fé.
A Aura Miguel e o Padre Rafaelle Cossa levaram-nos sinteticamente desde a origem do canto sacro, que nasce da entoação judaica dos salmos, nos primeiros séculos do cristianismo ao canto gregoriano com apenas uma linha melódica (séc. IV-VII) que evolui para mais do que uma linha melódica com, por exemplo, a recente doutora da Igreja Hildegarda de Bingen, (séc. XI-XII) até chegar a uma polifonia elaborada.
As escolhas dos nossos melómanos anfitriões para ilustrar a Alegria da Fé recaíram em dois famosos compositores barrocos, contemporâneos um do outro (1) Antonio Vivaldi, o padre vermelho, nascido em Veneza em 1674 e falecido em Viena em 1741 e (2) George Frideric Handel que nasceu em Halle, Magdeburgo, Alemanha em 1685 e morreu em Londres em 1759.
A alegria da fé é testemunhada por Vivaldi nesta espantosa interpretação do Gloria, conduzida por Rinaldo Alessandrini e Handel, emerso numa cultura britânica muito diferente da cultura italiana em que Vivaldi compôs, testemunha a mesma alegria de fé, de outro modo, mas com igual entusiasmo, na sua oratória, “Messias” de que ouvimos For unto us a child is born.
Como procurei no Youtube e arrumei no blog todas estas referências sem explicação, um dos fiéis leitores, comentou com estranheza a inclusão da música tema da UEFA champion’s league; não via nexo nesta escolha do Povo.
É que os nossos anfitriões prepararam duas surpresas com que encerraram esta primeira sessão:
Ouçam Zadok the priest, um dos quatro hinos que Handel compôs para a coroação do rei George II, usando textos do Antigo Testamento e verão de onde vem a inspiração para o hino da UEFA.
A segunda surpresa é a magnífica interpretação que Cecília Bartolli faz da ária “Agitata da due venti
” da ópera Griselda de Vivaldi.
Neste momento (23:50 de 11 de Novembro) a petição que pede a demissão de Isabel Jonet tem 3292 assinaturas e a Petição para que a Dra. Isabel Jonet fique por muitos e bons anos à frente do Banco Alimentar  tem 4402 subscritores; a página de Facebook que saúda Isabel Jonet tem 3923 likes enquanto a que pede a demissão tem 776 likes. Não obstante, todos os sites de jornais Diário de Notícias, Público, i-online, Diário Económico, ignoraram (até ontem) as manifestações de apoio dando ampla cobertura às manifestações violentamente críticas. O Provedor do leitor do Público reconheceu isso ontem. Pode ouvir a intervenção que gerou tanta polémica aqui. Pode também ler a explicação que Isabel Jonet sentiu necessidade de dar à Rádio Renascença hoje. Se, como eu, concordar no essencial faça like nesta página do Facebook e assine a Petição para que a Dra. Isabel Jonet fique por muitos e bons anos à frente do Banco Alimentar



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António