Banco Alimentar em nova campanha

Recolha de donativos começou online e vai estender-se às cadeias de supermercados e hipermercados

Lisboa, 30 nov 2012 (Ecclesia) – A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares (FPBA) disse à Agência ECCLESIA que a instituição conta com a solidariedade da população, numa nova campanha de solidariedade, para responder ao aumento de pedidos de ajuda.
“Infelizmente, são cada vez mais os que precisam de ajuda para se alimentar e tenho a certeza de que há cada vez mais pessoas solidárias, que vão dar tudo o que podem porque há quem precise delas”, referiu Isabel Jonet, antecipando a recolha de alimentos que vai ter lugar em várias cadeias de supermercados e hipermercados no sábado e domingo.
A partir de sábado e até ao dia 9 de dezembro, decorrerá a Campanha ‘Ajuda Vale’, que permite a recolha de alimentos em superfícies comerciais sob a forma de vales que representam alguns produtos básicos.
Nos dias 26 e 27 de maio, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram um total de 2644 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1655 superfícies comerciais, com a ajuda de mais de 37 mil voluntários.
Isabel Jonet elogia a “harmonia” entre pessoas de várias proveniências e convicções em volta de uma causa comum, “dar de comer a quem tem fome”.
Os géneros alimentares recolhidos foram distribuídos a mais de 2100 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a 337 mil pessoas com carências alimentares, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
A 42ª campanha do género é complementada desde sexta-feira, até ao dia 9 do próximo mês, pela recolha de donativos online, em www.bancoalimentar.pt.
Para Isabel Jonet, esta é uma forma de alcançar, por exemplo, “os emigrantes portugueses que queriam contribuir” ou “os mais jovens, que não costumam ir às compras”.
“O facto de os projetos de solidariedade poderem envolver e mobilizar mais pessoas abre um mundo novo”, prossegue.
Na última campanha online, em maio, a FPBA teve a visita de pessoas de 95 países.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em parceria com os Bancos Alimentares contra a Fome, promoveu na última jornada dos campeonatos por si organizados a campanha “Liga Contra a Fome”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a problemática das carências alimentares em Portugal, bem como angariar alimentos através do site www.alimentestaideia.net.
“Campanha após campanha, vamos tendo doações através deste canal”, conclui Isabel Jonet.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António