«Israel: Nação 'Start-Up'. Visão sobre uma economia baseada na inovação.» | TERTÚLIA DIPLOMÁTICA | 10.MARÇO - 18h30

Exmo(a) Senhor(a),

Há poucos meses em Lisboa – apenas iniciou a missão em Portugal em Agosto passado – a nova Embaixadora de Israel, Tzipora RIMON, rapidamente granjeou reconhecimento e simpatia como uma das figuras mais dinâmicas da comunidade diplomática na nossa capital. Fala português, tendo já representado o seu país no Brasil em 2004/08 (além de uma primeira passagem por Lisboa, noutro posto, na década de '80), o que favoreceu, agora, a oportunidade para termos também Israel presente nesta nossa Tertúlia Diplomática «Portugal, a Europa e o Mundo».

O tema da sessão surgiu à volta de uma conversa sobre um livro muito recente, de 2009, "Start-up Nation: The Story of Israel's Economic Miracle", da autoria de Dan Senor e Saul Singer. Os editores desafiam-nos, como dizem, com a "pergunta de um trilião de dólares": como é que um país com 7,5 milhões e meio de habitantes e somente 60 anos de existência, rodeado de hostilidade, quase permanentemente confrontado com a guerra desde a independência, sem recursos naturais, gerou mais empresas start-up do que grandes, pacíficas e estáveis nações como Japão, China, Índia, Coreia do Sul, Canadá ou Reino Unido? Como é que Israel conseguiu atrair duas vezes mais investimentos de capital de risco per capita do que os Estados Unidos da América e trinta vezes mais do que a Europa?

Foi assim que nasceu a ideia desta sessão e que a embaixadora Tzipora Rimon acedeu a reflectir e debater connosco uma abordagem um pouco diferente, embora próxima daquela e com esse estimulante pano de fundo:

«Israel: Nação 'Start-Up'.
Visão sobre uma economia baseada na inovação.
»

Num mundo cada vez mais aberto, em que inovação e competitividade andam a par na linha da frente, também temos interesse em aprender, começando exactamente pelo princípio: conhecer. É o que procuraremos fazer.

Além deste tema, muito forte e interessante, a Embaixadora de Israel apresentar-nos-á, no final, um livro de contos de um grande escritor israelita, nascido em Jerusalém, de uma família emigrada da Ucrânia (a mítica Odessa) e da Lituânia: Amoz Oz. «Cenas da Vida de Aldeia» (Dom Quixote, 2013), um novelo de histórias cruzadas em Tel Ilan, uma aldeia imaginária de Israel, foi o título que escolhemos deste escritor tão marcante do tempo contemporâneo israelita, algumas vezes referido como candidato ao Prémio Nobel: jornalista, romancista, escritor, professor universitário de Literatura e activista cívico no movimento Shalom Akhshav (Paz Agora).

Tzipora RIMON, que nos honra com a sua presença, é uma mulher do seu país. Serviu o Exército, onde foi Capitão, e serve no Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 1975, numa vasta e diversificada carreira, em que predominaram as relações económicas de Israel com a Europa, os Estados Unidos da América e o Médio Oriente. Esta é, de resto, a sua especialidade – é economista, licenciada pela Universidade Hebraica de Jerusalém, com especialização em Comércio Internacional – o que a qualifica particularmente também para o tema forte desta sessão. Além de altas funções dirigentes na estrutura diplomática do país, esteve em diferentes representações no exterior: na Assembleia Geral das Nações Unidas, na Dinamarca, na FAO, em Itália, em Chicago e, já como Embaixadora, no Brasil e em Portugal.

Estes são os ingredientes para uma sessão certamente de grande qualidade da nossa Tertúlia Diplomática, em mais uma hora de informação e de diálogo diplomático, económico e literário, na próxima segunda-feira, 10 de Março, às 18:30 horas, na Livraria Férin (ao Chiado).

Em anexo, juntamos o convite e, bem assim, uma nota de apresentação geral deste ciclo, que conta com o apoio do Diário de Notícias e da Antena 1, que faz o registo integral da sessão.

Com cordiais cumprimentos,

José RIBEIRO E CASTRODeputadojrcastro@cds.parlamento.pt



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António