Iniciativas de cidadãos

Ontem, no fim da missa das 11:00 no Carregado, uma localidade rural há 30 anos atrás, hoje quase totalmente absorvida pelos subúrbios da Grande Lisboa, um casal de meia idade depois de ter feito o aviso antes da bênção final, recolheu assinaturas (para aí umas 50) para a "petição" ONE OF US. Fico impressionado porque o Povo divulgou a petição em 10 de Março passado, publicita o logo da petição desde então na página principal do blog, mas o apelo à participação na Iniciativa de cidadãos One of us ainda só tinha ontem 836 acessos.
Não há mesmo coincidências, porque assim que cheguei a casa e comecei a preparar esta notícia para hoje, a minha mulher chamou-me a atenção para o Regina Coeli do papa Francisco onde ele faz o mesmo apelo do casal do Carregado.
É claramente um sinal para vos pedir uma renovada participação nesta iniciativa de cidadãos. A primeira participação passa pela assinatura que pode ser on-line. A segunda possibilidade é disseminar este pedido pelos vossos contactos de modo a que a onda se torne realmente epidérmica. Finalmente, para os que se sintam mais provocados que façam como o casal do Carregado: imprimam formulários de recolha de assinaturas e usem-nos recolhendo as assinaturas de quem provavelmente não assina a participação on-line.
Apesar de em pouco mais de um dia se terem conseguido 200 assinaturas pedindo o alargamento dos prazos para a apresentação de listas para os dois órgãos colegiais de governo da nova Universidade de Lisboa, o fim do prazo já terminou, no dia 9. Porém, até dia 14, os reitores receberão e apreciarão recursos sobre a apresentação das listas. Peço a todos os que gostariam de ver uma democracia mais leal, onde fosse efectivamente possível uma sã convivência da diferença quer sejam membros da comunidade universitária da nova UL ou antigos alunos da Clássica ou da Técnica assinem a petição que eu já assinei e a distribuam activamente pelos vossos contactos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António