Romaria a Cavalo volta a unir a Moita e Viana do Alentejo

Agência de Notícias | 2016.04.15
Quatro dias pelo campo até ao Santuário de Nossa Senhora  D’Aires

A XVI edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo parte da Moita rumo a Viana do Alentejo no dia 20 de Abril. Este evento, único no país, que decorre entre 20 e 24 de Abril e leva a Viana do Alentejo cerca de 600 cavalos, foi apresentado em Évora. Este ano, o percurso da romaria passará, pela primeira vez, por Rio Frio, no concelho de Palmela. "Os territórios procuram diferenciar-se por aquilo que os distingue e nós estamos a conseguir afirmar um evento distintivo, o único que se realiza em Portugal com estas características", disse Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita. Os romeiros partem da Igreja Paroquial da Moita às nove horas da próxima quarta-feira. Os romeiros viajam sempre em estradas de terra batida e chegam  a Viana do Alentejo no dia 23 de Abril. 
Na apresentação desta edição da Romaria, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, referiu que “esta recriação nasceu com o século XXI mas é uma tradição muito antiga dos lavradores da zona da Moita. Tem o seu vínculo na fé, mas um sentido diferente que a presença da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo aqui hoje traduz. Os territórios procuram diferenciar-se por aquilo que os distingue e nós estamos a conseguir afirmar um evento distintivo, o único que se realiza em Portugal com estas características”, disse o autarca que espera que o evento no futuro "se afirme como o principal evento equestre do País. Não estaremos muito longe de o conseguir", salientou o autarca.
A apresentação da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo contou ainda com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, do presidente da Câmara  de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, do presidente da Associação de Romeiros da Tradição Moitense, Miguel Almeida, do presidente da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Miguel Fadista, e do reverendo Padre Manuel Manso.
Miguel Almeida, presidente da Associação de Romeiros da Tradição Moitense anunciou que, este ano, a romaria contará com duas etapas novas logo no dia da partida. “A primeira etapa vai ser Moita – Rio Frio e o almoço decorrerá no Monte Rio Frio, junto ao Pólo Equestre. A segunda etapa do primeiro dia far-se-á entre Rio Frio e Poceirão. São mais dois quilómetros de caminho, mas o piso é melhor e o caminho mais bonito, passando num chaparral e numa barragem”.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, afirmou na ocasião que “os eventos de qualidade têm um peso determinante na esfera da promoção turística” e que “eventos com estas características únicas e singulares são muito importantes para a nossa região”. Ceia da Silva anunciou ainda que Jorge Corrula e Sílvia Rizzo, “embaixadores” do Alentejo, vão estar presentes na chegada dos romeiros a Viana do Alentejo.
Romeiros atravessam durante quatro dias os campos alentejanos 
O presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, quis deixar um convite para que este ano os visitantes possam acompanhar mais de perto a última etapa da romaria, com uma visita a Alcáçovas. “É uma oportunidade de ter contacto com a freguesia e o concelho que tem o chocalho como Património Imaterial da Humanidade, visitar as fábricas e conhecer o museu”, afirmou, acrescentando que “em Viana do Alentejo, os visitantes terão o Santuário de Nossa Sra. de Aires à sua espera e uma comunidade que quer agradar quem a visita”.
A partida da romaria está marcada para as nove horas de dia 20 de Abril, depois da bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita. Note-se que este ano a romaria passará, pela primeira vez, pela Rua D. Manuel I, rumo à estrada dos Quatro Marcos. O percurso conduzirá os romeiros a passar e pernoitar pelas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e Viana do Alentejo. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17 horas, no dia 23 de Abril.
Para receber os muitos visitantes que são esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, a Câmara local preparou um programa cultural para dia 23, a partir das 15h30, com grupos de cante alentejano, o Grupo de Cantares Populares “Seara Nova”, o Grupo de Cavaquinhos do Alentejo e os Toca a Rufar.
À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de Nossa Senhora  D’Aires, a partir das 20h30, sobem ao palco os Bafos de Baco. Uma hora depois, terá lugar um espetáculo de sevilhanas com a Classe de Dança da AEVA e o Grupo Siempre a Bailar da Moita. Às 22 horas, sobe ao palco Nininho Vaz Maia, seguido de baile e Dj’s.
No dia 24, domingo, a partir das 13 horas, no mesmo espaço haverá cante alentejano com os Grupos Etnográfico, Feminino e Velha Guarda de Viana do Alentejo, seguido de um espetáculo com o Grupo Musical “Banza”.Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de  Nossa Senhora  D’Aires pelas ruas da vila, no dia 23, pelas 21 horas, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 24, a partir das 10 da manhã.
A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António