Reis da Suécia visitam Portugal

Diário de Notícias, 080505
Reis da Suécia iniciam visita a convite de Cavaco
O Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia da Suécia iniciam hoje uma visita de Estado de três dias a Portugal, a convite do Presidente da República, Cavaco Silva, sendo acolhidos com honras militares no Mosteiro dos Jerónimos. Os soberanos suecos chegam às 11.00 à Praça do Império, onde são aguardados, na passadeira vermelha, pelo casal presidencial português, para as correspondentes honras militares.
Os hinos nacionais dos dois países serão entoados e será disparada uma salva de 21 tiros, após o que o Rei Carlos Gustavo passa revista à Guarda de Honra e assiste ao respectivo desfile militar. Imediatamente depois os monarcas dirigem-se para o Mosteiro dos Jerónimos, onde vão depor uma coroa de flores no túmulo de Luís Vaz de Camões.

No local será ouvido o "toque de silêncio" de "homenagem aos mortos" e o "toque de alvorada", após o que partem para o Palácio de Belém em automóveis com escolta a cavalo da GNR. No Palácio de Belém, os reis suecos recebem honras protocolares e assinam o Livro de Honra, estando previsto um encontro com o Presidente da República e a mulher.

Após o encontro, o Chefe do Estado português e o Rei sueco fazem declarações à comunicação social, seguindo-se um almoço oferecido por Cavaco Silva. No mesmo dia, os monarcas suecos visitam a Assembleia da República, onde serão acolhidos com honras militares e reúnem-se com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e com representantes dos partidos políticos com assento parlamentar. Uma visita ao Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação e um banquete no Palácio da Ajuda oferecido por Cavaco Silva encerram o primeiro dia da sua visita oficial.
Na terça-feira, os monarcas visitam a Associação Industrial Portuguesa (AIP), onde o Rei Gustavo será agraciado com um título honorífico da AIP. Visitas à Fundação Gulbenkian e à Câmara Municipal de Lisboa, onde o monarca sueco discursa, fazem também parte do programa. O programa oficial inclui para esse dia um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, que oferece um almoço ao casal real sueco na sua residência oficial, em São Bento. A visita ao Museu da Electricidade e a participação num simpósio sobre energias renováveis fazem também parte do programa da visita dos monarcas. | LUSA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António