As primeiras eleições

RR online 02-04-2015 6:54 por Francisco Sarsfield Cabral

Temia que corressem mal, mas tiveram a maior afluência de sempre e praticamente não houve incidentes. Estávamos em 1975 e o sucesso muito se ficou a dever a um homem que a maioria dos portugueses desconhece.
As trapalhadas na contagem de votos na Madeira recordaram-me as primeiras eleições nacionais em liberdade, há 40 anos, em 25 de Abril de 1975. Essas eleições escolheram os deputados que iriam redigir uma Constituição democrática, após a longa ditadura. 
Na esquerda comunista, civil e militar, bem como na extrema-esquerda, essas eleições não eram desejadas. Compreende-se: tais forças arrogavam-se representar o povo português, mas a votação iria revelar que elas eram minoritárias. 
O oficial de Marinha Luís Costa Correia, depois de no 11 de Março de 1975 ter mediado os militares em confronto, travando a guerra civil, na tumultuosa Assembleia do MFA que se lhe seguiu defendeu a realização de eleições, perante o silêncio dos seus camaradas. E depois participou activamente na organização dessas eleições. 
Eu temia que estas corressem mal – dados os antecedentes históricos. Ora tiveram a maior afluência de sempre e praticamente não houve incidentes. Muito se ficou a dever a L. Costa Correia, um homem corajoso, inteligente e discreto, que a maioria dos portugueses desconhece.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António