Uma renúncia e três fantasmas

RR online 06-04-2015 17:23 por Raquel Abecasis

Uma renúncia e três fantasmas prometem dificuldades acrescidas a um líder que já todos dão por vencedor: António Costa.
Com a passagem de testemunho a Fernando Medina, António Costa inicia esta segunda-feira a sua marcha rumo a umas eleições legislativas que não pode perder. 
É um caminho tanto mais difícil quanto as expectativas que estão criadas sobre si. Os mais ansiosos no interior do Partido Socialista garantem que agora é que é, Costa está concentrado na liderança e agora sim a tal alternativa vai surgir. 
Mas, nesta longa marcha de seis meses até às eleições, o secretário-geral do PS tem mais obstáculos do que facilidades. Com um programa prometido para Junho, António Costa aguarda o trabalho de um pouco original grupo de trabalho e perdeu o álibi municipal para adiar posições e ideias. 
A tudo isto juntam-se três fantasmas: 
  • As notícias que podem chegar do processo Marquês; 
  • As posições e opiniões de Mário Soares que teima em marcar a agenda socialista antes do líder e sem o consultar, como fez ainda este fim-de-semana com o apoio a uma anunciada candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa; 
  • Os candidatos presidenciais da área socialista que começam a surgir no terreno e a condicionar a decisão de António Costa, que preferiria decidir sem pressões e provavelmente mais tarde. 
Uma renúncia e três fantasmas que prometem dificuldades acrescidas a um líder que já todos dão por vencedor, ignorando que o caminho está ainda todo por fazer e que nos tempos que correm as vitórias nem são fáceis, nem antecipáveis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António