Apresentação do livro "Na Origem da Pretensão Cristã" pelo Pe. Carrón

NA ORIGEM DA PRETENSÃO CRISTÃ representa o segundo dos três volumes do “PerCurso”, que inclui O Sentido Religioso (que foi o texto de Escola de Comunidade em 2011) e Porquê a Igreja. Neste segundo volume do PerCurso, Monsenhor Giussani mostra a passagem do sentido religioso ao acontecimento de Jesus Cristo, isto é à experiência religiosa cristã: «Neste livro quis exprimir a razão pela qual um homem pode acreditar em Cristo: a profunda correspondência humana e razoável das suas exigências com o acontecimento do homem Jesus de Nazaré».

Em entrevista ao jornal diário italiano Avvenire (domingo 22 de Janeiro de 2012), o Padre Carrón disse que no livro Na Origem da Pretensão Cristã «há uma extraordinária sintonia com as motivações do Ano da fé» apresentadas por Bento XVI. Na verdade, «Giussani mostra a razoabilidade da fé através do olhar daqueles que participaram naquela primeira tentativa de “verificação” que foi a convivência de Jesus com os discípulos. No encontro que desde o início fascinou pela sua excepcionalidade, pôs-se em acção o desejo de partilhar com Ele toda a vida. Cristo continua a propor-se hoje, à nossa humanidade, através das Igreja. Numa época de esquecimento e confusão como esta, é motivo de gratidão ter recebido a graça da fé, que é verdadeiramente a única razão para esperar. A única que tem a consistência suficiente para permitir ao homem respirar em qualquer circunstância».

Durante todo o ano de 2012 Na Origem da Pretensão Cristã será o texto da «Escola de Comunidade», a catequese semanal daqueles que aderem ao movimento, jovens e adultos, em todo o mundo.

No passado dia 25 de Janeiro em Milão a apresentação feita pelo o Padre Julián Carrón presidente da Fraternidade do Movimento Comunhão e Libertação, reuniu em simultâneo (directo e via satélite) cerca de 50.000 pessoas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António