Férias Exóticas

Por Gonçalo Portocarrero de Almada
IONLINE em 2 Ago 2014 - 05:00

Muito se preza a assistência social que a Igreja presta, sobretudo aos mais necessitados, mas geralmente subestima-se a  sua prestação cultural.
Se alguma instituição, nacional ou internacional, oferecesse, gratuitamente, a todos os cidadãos, um sarau cultural em que se proclamassem quatro textos de grandes mestres da literatura universal e, ainda, se desse uma conferência a esse propósito, seria de aproveitar a ocasião, não acha? Se a oferta também incluísse a visita a um monumento nacional e uma actuação coral de qualidade, não perderia essa oportunidade, não é verdade?
Pois bem, isso que nem o Estado, nem nenhuma outra instituição cultural consegue realizar, mensal ou anualmente, é o que, todas as semanas, a Igreja católica oferece, gratuitamente, a fiéis e infiéis, em quase todas as localidades do país. 
A eucaristia é, para os cristãos, a renovação do sacrifício de Cristo na Cruz, um tempo de adoração e de oração litúrgica partilhada. Mas também é, para todos, um acto cultural. Desde logo pelo local, tantas vezes tão artístico, que a mera presença nesse espaço é já uma lição de arte. A leitura de, pelo menos, quatro textos da Bíblia, que só se repetem de três em três anos, é uma aula sobre a principal obra da literatura mundial. A homilia é, afinal, um exercício de interpretação literária que também se oferece e, às vezes, padece-se. Os cânticos, quando de qualidade, enriquecem a própria celebração que, por vezes, nada tem a invejar à actuação dos melhores coros musicais. Os tempos de reflexão individual são uma visita guiada ao interior de nós mesmos e, os actos comunitários, um flash-mob de espiritualidade e de compromisso social.
Seja exótico nas férias e vá para fora cá dentro. Vá à missa e deixe-se surpreender pela beleza de Deus. E, se o argumento cultural o não convencer, que o persuada uma razão económica: é grátis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António