Dar

JOSÉ MIGUEL PINTO DOS SANTOS Público 05/11/2015

No dar que está o ganho. Porque “é dando que se recebe”.

A economia do dar está na moda. Dá-se de tudo, desde comida a quem tem fome, a arte a quem precisa de cultura. Dá-se de todas as formas, diretamente ao necessitado, ou através de intermediários como Fundações de carácter social, cultural e educativo. Dá-se voluntariamente através de donativos para IPSSs, ou à força através de impostos e contribuições para o sistema redistributivo estatal. Há quem “dê” para poder pagar menos impostos e ficar com o que “dá”, o que é esperto mas não tem mérito. Há quem dê do que lhe sobra, o que é bom, e há quem dê do que lhe faz falta, o que é excelente. E embora a economia do mercenário, do preço e do lucro, seja natural e, se regida por critérios de justiça, humana e benéfica para indivíduos e sociedade, é na economia da solidariedade e do mecenato que está o espirito e a alegria.
De facto, é no dar que está o ganho. Porque “é dando que se recebe” como dizia S. Francisco de Assis (1181/2-1226). A contradição lógica desta afirmação obscurece a realidade ontológica que ele exprime. É natural que quem se esquece que a lógica das primeiras causas é diferente da lógica das causas segundas, se sinta confuso com este principio, e embora querendo no seu coração que seja verdade, o acabe por negar intelectualmente e na vida do dia-a-dia.
A aplicação desta máxima na sua maior pureza é ilustrada por S. Martinho de Tours (316-397) ao dar a sua capa, num frio dia de Outono, a um indigente semi-nu e a morrer de frio que tinha encontrado numa estrada. Martinho podia-lhe ter dado uma moeda de ouro, que daria para comprar não só uma capa mas muitas outras coisas boas, e adicionalmente lhe teria poupado o incómodo a ele, Martinho, de passar frio. Mas esse seria um presente inútil no descampado em que estavam, se o mendigo entretanto morresse de frio. Martinho não só deu o que tinha, mas de entre o que tinha deu o que o outro precisava, sacrificando o seu próprio conforto. De modo semelhante procedia a Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) que só tinha aquilo que ela podia dar e fosse desejado por aqueles a quem ela podia dar.
Qual deve ser a medida do nosso dar? S. Tomás de Aquino (1225-1274) propõe: “Não só devemos dar aos outros os nossos olhos, vendo por eles; os nossos ouvidos, ouvindo as suas angústias; as nossas bocas, pregando-lhes e aconselhando-os; os nossos pés, de modo que possam andar ao seu serviço; os nossos corações, para que possam meditar na sua ajuda; mas também lhes devemos dar tudo o que tenhamos de bens espirituais e temporais.” Que quantidade de problemas não resolveríamos em Portugal se seguíssemos este padrão no nosso dar…
Professor de Finanças, AESE

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António