Meeting de Rimini: Papa revela que diálogo com Deus torna os homens livres

Ministro-adjunto Poiares Maduro intervém amanhã no encontro do movimento 'Comunhão e Libertação' num debate sobre «Pessoa, Política e Justiça»

Cidade do Vaticano, 19 ago 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou que o "poder teme os homens que dialogam com Deus" porque isso os torna "livres" de qualquer manipulação económica, política ou mediática.
"O mundo está interessado no ser humano. Os poderes económicos, político e mediático precisam do ser humano para se perpetuarem. Por isso, tentam muitas vezes manipular as massas, induzir desejos, cancelar o que de mais precioso o ser humano possui: a relação com Deus" assinala o Papa numa mensagem lida pelo cardeal Tarcísio Bertone na eucaristia que deu início ao «meeting de Rimini», encontro promovido pelo movimento Comunhão e Libertação.
Segundo o Papa a Igreja tem uma grande responsabilidade uma vez que "é necessário voltar a considerar a sacralidade do ser humano e ao mesmo tempo dizer com força que é somente na relação com Deus, ou seja, na descoberta e na adesão à sua vocação, que o ser humano pode atingir a sua verdadeira estatura", explica.
Na mensagem, Francisco convida a Igreja e os cristãos a irem "com coragem" ao encontro de todos sem exceção e em qualquer lugar.
Para o Papa o tema do encontro «A emergência do ser humano» significa que é necessário voltar para Cristo porque o "homem contemporâneo", para além da pobreza material, está afetado pela "pobreza espiritual" que é consequência deste desencontro.
"O poder teme os homens que estão em diálogo com Deus, porque isso os torna livres", acrescenta Francisco.
A 34ª edição do 'Encontro da Amizade entre os Povos' começou este domingo, em Rimini, em Itália, e conta no dia de hoje com a participação do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional português, Luís Miguel Poiares Maduro que intervém no colóquio "Pessoa, Política e Justiça nos grandes discursos de Bento XVI", às 17h00 locais, menos 1h00 em Lisboa.
Desta mesa redonda participam três investigadores universitários dos Estados Unidos da América e da Itália, respetivamente Weiler Joseph H.H., Simoncini Andrea e Carozza Paolo.
Amanhã, segundo o programa, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, participa em outro debate com Martin Schutz, presidente do Parlamento Europeu, e Pasquale Valentini, secretário de Estado para os Negócios Estrangeiros de San Marino sob o tem "Europa dos Povos, Europa dos Estados?"
O movimento 'Comunhão e Libertação', fundado pelo padre Luigi Giussani, escolheu o tema 'Emergência ser humano' para a 34ª edição do 'Encontro da Amizade entre os Povos', que se estende até ao dia 24 de agosto.
Anualmente este encontro em Rimini reúne conferencistas e protagonistas ligados à teologia e à Bíblia, à política, à economia, à religião e à ciência, às questões sociais, às cultura e ao desporto.
O programa proposto pelo movimento 'Comunhão e Libertação' é composto por debates, concertos, peças de teatro, filmes, competições desportivas, exposições, concertos, entre outras atividades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António