Meeting de Rimini: Papa revela que diálogo com Deus torna os homens livres
Ministro-adjunto Poiares Maduro intervém amanhã no encontro do movimento 'Comunhão e Libertação' num debate sobre «Pessoa, Política e Justiça»
Cidade do Vaticano, 19 ago 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou que o "poder teme os homens que dialogam com Deus" porque isso os torna "livres" de qualquer manipulação económica, política ou mediática."O mundo está interessado no ser humano. Os poderes económicos, político e mediático precisam do ser humano para se perpetuarem. Por isso, tentam muitas vezes manipular as massas, induzir desejos, cancelar o que de mais precioso o ser humano possui: a relação com Deus" assinala o Papa numa mensagem lida pelo cardeal Tarcísio Bertone na eucaristia que deu início ao «meeting de Rimini», encontro promovido pelo movimento Comunhão e Libertação.
Segundo o Papa a Igreja tem uma grande responsabilidade uma vez que "é necessário voltar a considerar a sacralidade do ser humano e ao mesmo tempo dizer com força que é somente na relação com Deus, ou seja, na descoberta e na adesão à sua vocação, que o ser humano pode atingir a sua verdadeira estatura", explica.
Na mensagem, Francisco convida a Igreja e os cristãos a irem "com coragem" ao encontro de todos sem exceção e em qualquer lugar.
Para o Papa o tema do encontro «A emergência do ser humano» significa que é necessário voltar para Cristo porque o "homem contemporâneo", para além da pobreza material, está afetado pela "pobreza espiritual" que é consequência deste desencontro.
"O poder teme os homens que estão em diálogo com Deus, porque isso os torna livres", acrescenta Francisco.
A 34ª edição do 'Encontro da Amizade entre os Povos' começou este domingo, em Rimini, em Itália, e conta no dia de hoje com a participação do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional português, Luís Miguel Poiares Maduro que intervém no colóquio "Pessoa, Política e Justiça nos grandes discursos de Bento XVI", às 17h00 locais, menos 1h00 em Lisboa.
Desta mesa redonda participam três investigadores universitários dos Estados Unidos da América e da Itália, respetivamente Weiler Joseph H.H., Simoncini Andrea e Carozza Paolo.
Amanhã, segundo o programa, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, participa em outro debate com Martin Schutz, presidente do Parlamento Europeu, e Pasquale Valentini, secretário de Estado para os Negócios Estrangeiros de San Marino sob o tem "Europa dos Povos, Europa dos Estados?"
O movimento 'Comunhão e Libertação', fundado pelo padre Luigi Giussani, escolheu o tema 'Emergência ser humano' para a 34ª edição do 'Encontro da Amizade entre os Povos', que se estende até ao dia 24 de agosto.
Anualmente este encontro em Rimini reúne conferencistas e protagonistas ligados à teologia e à Bíblia, à política, à economia, à religião e à ciência, às questões sociais, às cultura e ao desporto.
O programa proposto pelo movimento 'Comunhão e Libertação' é composto por debates, concertos, peças de teatro, filmes, competições desportivas, exposições, concertos, entre outras atividades.
Comentários