Os olhos em festa

Público 2012-11-05
 Miguel Esteves Cardoso

O Rijksmuseum só reabre no dia 13 de Abril. Apetecerá ir a Amsterdão só para ver como ficou e refrescar a vista com os Rembrandts. Mas, enquanto não houver outra maneira de vê-las, o Rijksmuseum acaba de estrear o site mais espectacular dos últimos anos.

Tem todas as obras de arte em alta definição - são cerca de 125 mil - e o motor de busca é exímio. Deixa-nos fazer downloads das pinturas que quisermos.

Encoraja-nos a copiar fragmentos de pinturas para fazer colagens, papel de parede, capas de iPad, tatuagens e outras tolices. Uma delas é adivinhar-nos o gosto, através de cinco escolhas simples (você é mais anjo, dançarino ou eremita?). Depois de respondermos, apresenta-nos uma selecção de obras. Eu fui premiado com muitos bustos do Platão e pinturas de eremitas barbudos.

Gastou-se muito tempo e dinheiro a tornar o museu simpático. Hoje em dia toda a publicidade parece dirigida a adolescentes ignorantes, sem vontade nenhuma de apreciar as artes. Daí empregar-se o estilo "anda daí, meu - deixa o video-jogo e vem curtir uns Vermeers". Dá-se o desconto. Por que não? Contornam-se bem esses desafios a exercer a nossa criatividade retalhando obras-primas com os nossos ratos para chegar às maravilhas desta verdadeiramente magnífica colecção.

O Auto-Retrato como Apóstolo Paulo de Rembrandt já tinha 161 coraçõezinhos quando lá fui mas felizmente, quando se faz o download, desaparecem, juntamente com o desenho da tesourinha vandalinha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António