Costa pode ganhar mas merece perder

Alexandre Homem Cristo | Observador | 2015.09.21

O PS não percebeu a opção suicidária de negar a recuperação económica. Nem entendeu a importância de se afirmar como factor de estabilidade política. Até pode ganhar. Mas, só por isso, merece perder
As sondagens confirmam a coligação na disputa da vitória. Hoje não mas, se recuarmos no tempo, é uma surpresa: este governo executou um brutal aumento de impostos, aplicou cortes draconianos administração pública e foi o rosto português da dureza da troika, pelo que, em condições normais, o PS estaria entre uma maioria absoluta e uma super maioria absoluta. Além de que, no resto da Europa da austeridade e dos resgates financeiros, o desgaste dos líderes de governo tem sido implacável. Ora, não é esse o cenário actual e o interessante é o porquê: o que torna Portugal ou este governo a excepção? Ou, perguntado de outra forma, o que impede o PS de caminhar para uma folgada vitória eleitoral? A meu ver, dois erros estratégicos. Primeiro, não ter compreendido o que se passou no país entre 2011 e 2015: no fundamental (a recuperação económica), este governo foi bem-sucedido. Segundo, ter desprezado a importância da estabilidade política nestes tempos conturbados, apresentando-se como um bloqueio a entendimentos políticos – seja porque recusa negociar com a direita, seja porque não tem parceiros de coligação à esquerda.
Eu sei que juntar as palavras “sucesso” e “governo” só é permitido se escoltadas de ironia ou sarcasmo. Mas os factos são os factos – e não têm preferências ou ideologias. O programa de assistência financeira foi concluído sem necessidade de recorrer a um programa cautelar – o que se previa impossível. A economia cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo. O desemprego caiu para 11,9%, abaixo do registado quando a troika chegou, acompanhado de criação de emprego (cerca de 230 mil novos postos de trabalho desde 2013). A confiança dos consumidores está em máximos dos últimos 14 anos. Estima-se um défice público à volta dos 3% (o que só aconteceu duas vezes em vinte anos). A economia e a comunicação social respiram indiscutivelmente melhor, libertadas das malhas do poder. E, na base de tudo isto, o governo vai concluir o seu mandato, algo inédito para um governo de coligação, tendo resistido a protestos organizados e a ameaças de violência nas ruas. Sim, ameaças de violência – antes de este governo completar 3 meses, Manuel Pinho já declarava que ia tudo “acabar mal” porque “os portugueses são um povo de brandos costumes mas um dia perdem a paciência e pode haver uma reação com consequências imprevisíveis” (Expresso, 2011.08.27).
Não foi o único a dizê-lo. Não foi o único a enganar-se. No PS, foram muitos os profetas da desgraça e os que, ainda hoje, se esforçam por demonstrar como todos os sinais da retoma da economia portuguesa são sinais de um fracasso governativo. João Galamba, Pedro Nuno Santos, Porfírio Silva e Carlos César, entre outros, têm sido as faces mais visíveis dessa estratégia e todos eles são figuras-chave da liderança de António Costa. Ora, essa estratégia foi, desde o início, um erro de palmatória: garantir que só a eleição de Costa como primeiro-ministro levará o país à melhoria é um argumento que cai por terra no momento em que o país melhora sem Costa no governo. Foi o que sucedeu.
Infelizmente para o PS e para Costa, não foi o único erro de importância estratégica. O outro tem sido o reiterado desprezo pelo valor inestimável da estabilidade política, factor decisivo para a superação destes anos difíceis e que continuará a ser indispensável para os desafios que subsistem. Ora, o PS não tem parceiro de coligação à sua esquerda – só os muito ingénuos acreditarão nessa disponibilidade por parte do BE ou PCP. E o PS não tem disponibilidade para fazer acordos com a direita – na entrevista das rádios, António Costa declinou o convite para negociar com PSD/CDS a reforma da segurança social. Ainda mais grave: António Costa afiançou que, perdendo as eleições, o PS seria factor de instabilidade, comprometendo-se a votar contra um Orçamento de Estado para 2016 que desconhece só porque apresentado pela direita. Ou seja, no que depender de António Costa, o PS é um partido isolado – “incoligável” e à margem dos compromissos políticos. O erro é, novamente, de palmatória: a opção de António Costa institui a coligação PSD/CDS como a única candidatura eleitoral que visa garantir a estabilidade política.
Faltam quinze dias para as eleições legislativas e há que falar claro. Enumerar os indicadores de sucesso não é argumentar que tudo correu como previsto (porque não correu) ou que, em certas áreas, não poderia ter corrido melhor (porque podia). Tal como destacar o papel fulcral da estabilidade governativa na retoma da economia não corresponde a esquecer as tensões internas ou o episódio “irrevogável” de 2013. É, somente, devolver alguma razoabilidade ao debate político: o governo foi bem-sucedido no que era fundamental e nisso muito deve à firmeza e à estabilidade política com que governou. Ora, se nenhum destes diagnósticos é novo, o PS comporta-se ainda como quem ainda não percebeu a opção suicidária de negar os sinais de recuperação económica. Ou como quem não entendeu a importância de se afirmar como factor de estabilidade política num contexto de grande incerteza. Até pode ganhar no dia 4. Mas, só por isso, merece perder.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António