Lisboa: Patriarcado destina renúncia quaresmal à «Ajuda de Berço»

Donativos dos católicos canalizados para construção de cuidados continuados pediátricos

Lisboa, 23 jan 2014 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa anunciou hoje em comunicado que a "renúncia quaresmal" da diocese vai ser entregue este ano à Associação de Solidariedade Social 'Ajuda de Berço', para a construção de uma unidade de cuidados continuados pediátricos.
A decisão foi aprovada pelo Conselho Presbiteral, órgão constituído por representantes dos padres da diocese, que se reuniu entre terça e quarta-feira.
A  renúncia quaresmal é uma prática proposta pela Igreja Católica em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo diocesano.
A Quaresma, que este ano se inicia a 5 de março, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
Na primeira reunião do Conselho Presbiteral de Lisboa presidida por D. Manuel Clemente, o patriarca lembrou que é necessário criar uma "disponibilidade espiritual para a evangelização", e uma "coragem", para caminhar numa posição de "contracorrente
"Se formos coerentes com o que anunciamos, podemos sentir a alegria do Evangelho", e "há muito trabalho a fazer", afirmou, no discurso inicial.
O Conselho Presbiteral refletiu ainda sobre "algumas questões relacionadas com o tema da família e as dificuldades que surgem na transmissão da fé e dos valores morais".
O Patriarcado prevê a criação de equipas de pastoral familiar nas vigararias e paróquias da diocese e a constituição de um núcleo de apoio para ajudar nas "situações difíceis com as quais as famílias se confrontam", para além de "um serviço de preparação para o batismo e outro para o matrimónio".
No final da sessão do Conselho Presbiteral, o patriarca de Lisboa apresentou a proposta de realização de um Sínodo Diocesano, a realizar em 2016, que foi "aprovado por unanimidade e com aclamação".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António