Avaliar tudo

"aquilo que nos é pedido é uma permanente capacidade de discernir, um esforço diário para ter um olhar critico sobre tudo o que nos dizem que acontece e um olhar atento sobre tudo o que acontece, mas não nos dizem" (aqui).
Sem esse olhar crítico facilmente caímos num excesso de fé
Uma boa contribuição de José Manuel Fernandes para colocar o debate sobre o Estado Social num patamar acima da nulidade em que tem andado.

Deus disse: "Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão
(Gn 1,26-27)

Alguns comentários de leitores do Povo a este artigo tendem a igualar a dignidade dos animais à dignidade do homem.
O cuidado a ter com os animais é um dever dos homens, mas nunca pode ser confundido com equivalência de dignidade.
Ontem, No dia de Santo Antão Abade animais são abençoados... na Praça de S. Pedro. Uma tradição antiquíssima que pede ao Criador que os animais sejam bem cuidados, reconhecendo sem confusões o domínio do homem, domínio que lhe é atribuído pelo próprio deus criador.
Mais importante do que esta questão que surge periodicamente a propósito de qualquer pretexto é aprofundar as nossas razões, conhecer os argumentos, perceber a lógica que reconhece na pessoa humana uma dignidade incomparável.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António