Um de nós

Isilda Pegado
A voz da Verdade 2012-07-08

1 – Está a ser lançada em toda a Europa uma “Iniciativa de Cidadãos Europeus” dirigida à Comissão Europeia e cujo objectivo é impedir que sejam financiadas políticas e projectos que impliquem a destruição de seres humanos na sua fase embrionária.

2 - A Iniciativa de Cidadãos Europeus (ICE) antes de ser lançada exigiu aprovação prévia da Comissão Europeia, seguindo-se agora à recolha de um milhão de assinaturas em pelo menos 7 países dos 27 membros da Comunidade. A Portugal caberá recolher pelo menos 16.500 subscritores.

“Um de Nós” nome muito feliz, porque é imperioso tomar consciência de que o ser humano seja em que fase da vida for é, um de nós.

3 – A Iniciativa Europeia – “Um de Nós” – partiu de um grupo de Eurodeputados inconformados com políticas Europeias que são fruto de pressões ideológicas contrárias às próprias raízes humanistas deste velho Continente, que se afunde numa crise.

4 – Na verdade, nos últimos tempos assistimos ao financiamento Comunitário de projectos que implicam indirectamente a prática do aborto (através dos chamados programas de “saúde reprodutiva”) ou o uso de embriões humanos em diversas formas de industriais ou de experimentação. Numa civilização em que os Direitos Humanos são a bandeira maior, assistimos por isso, com muita frequência à violação do 1º Direito Humano – O Direito à Vida.

5 – O mais perturbador e subversivo aspecto dos ataques contra a vida Humana está em vastas áreas da cultura e das modernas legislações, onde esse ataque passou a ser um Direito.

6 – As grandes questões hoje são estas – Será o Ser concebido um Humano em todos os sentidos da palavra? Será a Igualdade e a Solidariedade aplicável ao ser humano desde a concepção? Devemos reconhecer que desde a concepção o ser humano se torna “Um de Nós”? Isto é, como sujeito e não como objecto? Como um fim e não um meio? Uma pessoa e não uma coisa?

7 – É indispensável colocar estas questões para que se possa construir uma verdadeira cultura da vida baseada na razão e por isso aberta a todos. A proclamação dos Direitos Humanos não terá sentido se o sujeito a quem se dirige não for reconhecido.

8 – O princípio da Igualdade será violado sempre que sejam estabelecidas categorias de seres humanos (os nascidos e os não nascidos, os concebidos há mais de 10 semanas e há menos de 10 semanas, etc.).

9 – A União Europeia define-se ela própria uma “União de Valores” e estes constam dos diferentes Tratados que a sustentam como sendo “a dignidade humana”, “Direitos Humanos”, “a igualdade” (art. 2.º do Tratado de Lisboa – T.U.E. sob a epígrafe “Princípio Fundados de União”).

10 – Lançou-se agora mão de Iniciativa de cidadãos por ser um dos mais emblemáticos processos de participação cívica introduzida na orgânica da União Europeia através do Tratado de Lisboa, a qual se pretende que venha colmatar o deficit democrático que se vive hoje, levando os cidadãos a participar mais na vida da U.E..

11 – Em face desta Iniciativa – “Um de Nós” – a Comissão deverá também propor ao Parlamento Europeu e ao Conselho de Ministros da U.E., que sejam tomadas iniciativas políticas e legislativas que vão no sentido da protecção de Vida Humana desde a Concepção.

12 – Em Portugal a Federação Portuguesa pela Vida deu já o seu Sim a esta Iniciativa que durante os próximos meses há-de correr o País e a Europa. Espera-se o debate em torno das questões da Igualdade e da Dignidade da Vida Humana. Também este pode ser motor de uma esperança que se deseja para impulso de toda a sociedade e economia.

A Iniciativa – “Um de Nós” – deverá ser um estímulo cultural e educacional que torne presente o espírito do Povo Europeu e que desafie a sua resignação perante os ataques contra a vida humana e a Liberdade.

Espera-se uma campanha alegre, positiva e num verdadeiro relacionamento de povos que trabalham por uma mesma causa – A dignidade da vida humana por e para cada “Um de Nós”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António