LIBOR

DESTAK | 18 | 07 | 2012   18.45H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@ucp.pt
Está neste momento a desenrolar-se o que pode vir a ser o maior escândalo financeiro da História. Na origem das suspeitas que levaram a esta revelação está o trabalho de uma investigadora portuguesa.
A LIBOR (London Interbank Offered Rate) é uma das principais taxa de juro de referência do mundo. Desde 1986 que todos os dias úteis, às 11 da manhã (TMG), a British Bankers’ Association, associação privada dos bancos britânicos, publica na Reuters os valores das taxas oferecidas para 15 prazos diferentes em dez moedas. O método de cálculo é uma relíquia de tempos mais sábios e serenos: a média das declarações feitas pelos 18 maiores bancos da praça de Londres. Eles indicam, não os valores de operações realmente realizadas, mas a estimativa do que cada banco teria de pagar se precisasse de dinheiro nessa moeda a essa maturidade. É um valor subjectivo.
O que se descobriu agora foi coligação e manipulação nessas declarações, no sentido de alterar a taxa. São mudanças de centésimo de ponto percentual, mas que significam muito dinheiro, pois a LIBOR é usada para definir os preços de negócios que envolvem mais de 800 milhões de milhões de dólares em todo o mundo.
O Barclays, único banco que colaborou com a polícia de vários países, já foi multado e perdeu o presidente.No centro da investigação estão os trabalhos que desde 2009 a professora Rosa Abrantes-Metz, da New York University e do Global Economics Group, publicou onde identificava rigorosamente comportamentos estranhos e inexplicáveis na LIBOR. As inquirições continuam...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António