Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres em S. Miguel

Açoriano Oriental, 2014.05.24
O Campo de São Francisco, no centro da cidade de Ponta Delgada, é o palco da maior celebração religiosa dos Açores, as festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, também consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima.
"Não tem nada a ver com Fátima, mas este pedacinho aqui está muito bonito", considera Maria Odete Espínola, 78 anos, que se prepara para dar a volta à praça, de joelhos.
O Campo de São Francisco, que nos dias das festas se transforma em santuário, foi alvo de uma requalificação ao longo dos últimos meses. Entre outras novidades, os peregrinos têm agora a possibilidade de pagar as suas promessas (dar a volta à praça) já não sobre uma calçada irregular, mas sobre uma passadeira de basalto polido.
Para os peregrinos, o Campo de São Francisco "está mais bonito", "mais aberto" e "mais espaçoso" e para as promessas, que muitos cumprem descalços ou de joelhos, "também é melhor", embora "a pedra queime à mesma", diz à Lusa Cândida Penacha, 23 anos, de Rabo de Peixe.
Depois de cumprir a sua promessa, ao lado da irmã de 13 anos e da prima, emigrada nos EUA, Cândida passou pelo posto de assistência coordenado pela Cruz Vermelha, onde dois enfermeiros e oito estudantes de enfermagem tratam dos pés e joelhos feridos.
Em duas horas e meia (das 07:00 às 09:30), tinham sido tratadas 70 pessoas, segundo a coordenadora da equipa, Amélia Torres, dizendo que são números similares aos dos anos anteriores.
No entanto, as "feridas são talvez menores" este ano, acrescenta.
A equipa vai manter-se até às 14:00 a dar assistência aos peregrinos, que, até às 09:30, eram quase na totalidade mulheres.
Mas, no Campo de São Francisco, os fiéis que percorrem o recinto ou rezam, tanto na rua como no interior do Santuário da Esperança, são homens e mulheres, de todas as idades, oriundos das nove ilhas dos Açores, do resto do país e também do estrangeiro, das comunidades de emigrantes.
A maioria cumpre um ritual anual, mas há também estreantes, como João Araújo, da freguesia de São Roque, em Ponta Delgada, que depois de anos de toxicodependência veio pedir ao Santo Cristo dos Milagres para se manter "limpo".
Veio com o primo Bruno, que também já passou pelo problema da droga e pede hoje "forças" para tomar conta do pai acamado e livrar o filho dos "maus caminhos" por onde ele andou.
"Não há pior coisa do que a droga, perde-se tudo. Fazemos mal a nós próprios, mas o maior mal é à nossa família", afirma.
Além de ser o recinto das celebrações religiosas, o Campo de São Francisco é também o palco dos concertos e arraiais destes dias.
As festas prosseguem até 29 de maio, mas os pontos altos das celebrações ocorrem este fim-de-semana.
Hoje à tarde haverá o cortejo da mudança da imagem do Santo Cristo do Convento da Esperança para o santuário e, no domingo, a missa campal, seguindo-se a procissão, que percorrerá alguns quilómetros da cidade de Ponta Delgada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António