NOVO COLÉGIO CATÓLICO VAI ABRIR NA TERCEIRA

http://www.dioceseangra.ptO grupo fundador é liderado por Tomaz Dentinho, que apresenta o projeto do Colégio de São Francisco no dia 2 de abril, numa parceria com o Colégio de São Tomás, de orientação Jesuíta

A Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores, associação sem fins lucrativos que desenvolve a sua atividade no ensino, investigação, consultoria e edição de livros, pretende abrir no próximo ano letivo, um novo colégio, de carácter privado, com valências no 3º ciclo (7ºano, 8ºano e 9º ano) e no ensino secundário (10ºano, 11ºano e 12ºano), em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O projeto de inspiração cristã, com ligações ao Colégio de São Tomás vai ser apresentado no próximo dia 2 de abril, no salão nobre dos paços do concelho, em Angra, numa cerimónia onde estarão presentes o Pe João Seabra e a Diretora do Colégio de São Tomás, Isabel Almeida Brito.

O projeto do Colégio de São Francisco, que irá funcionar nas instalações da Irmandade do Livramento, em Angra, arrancará já no próximo ano letivo de 2014/2015, depois de realizadas obras de beneficiação do edifício já co.financiadas por fundos comunitários para as ilhas da coesão, no âmbito da Grater.

O colégio alicerça-se numa "estratégia de excelência" concretizada "num Plano curricular próprio" e numa "microcultura organizacional forte", que sejam capazes de aprofundar, principios chave como um currículo abrangente, professores que sejam educadores exigentes, convivência com a tradição cristã quotidiana e sem complexos, descoberta do seu futuro académico e profissional (descoberta da vocação) e disponibilidade para um trabalho académico sério e de qualidade", refere o projeto do Colégio entregue já na Secretaria Regional da Educação a que o Portal da Diocese teve acesso.

Estes princípios têm por base os valores da "proximidade, confiança e respeito, inclinação para a ação, autonomia e espirito de equipa, disciplina e exigência", acrescenta o documento.

"A ação do Colégio de São Francisco  alicerça-se  na convicção de que a escola tem uma influência marcante na educação e no desempenho académico dos seus alunos, o que implica não só uma atitude humana e profissional dos adultos em todos os aspetos que a enformam enquanto organização, mas também uma gestão cuidada dos recursos, a adoção de uma estrutura organizativa funcional e a adoção de processos de trabalho adequados aos objetivos da escola", referem os promotores da iniciativa.

O colégio promete adequar a "oferta educativa à satisfação de necessidades formativas do tecido empresarial", sublinha ainda o documento enviado para o Governo Regional.


De acordo com os promotores,  esta iniciativa "nasce de uma experiência de amizade entre adultos convictos de que a hipótese de significado da vida que encontraram no cristianismo é verdadeira, valendo, por isso, a pena passá-la às gerações dos seus filhos, para que possa ser verificada por eles e por eles desenvolvida".


O Colégio pretende ter três turmas de cada ano letivo mas, para já, admite avançar com menos alunos, encontrando-se neste momento aberto até ao final do mês de abril, um período para as pré inscrições.



A pré inscrição pressupõe o pagamento de uma taxa de 100 euros que será dedutível na primeira propina mensal do colégio se o aluno for aceite, depois de uma entrevista com a direção do Colégio, que será presidida por Paula Quadros, docente até Maio de 2009, da Escola Jerónimo Emiliano Andrade.


Do projeto pedagógico do Colégio de São Francisco sobressaem algumas novidades. Desde logo as aulas estão organizadas em segmentos de 45 minutos, entre as 9h00 e as 18h00, sendo que 4 horas semanais serão ocupadas com atividades extracurriculares. Neste âmbito, a oferta é diversificada e vai do montanhismo aos desportos náuticos, sem esquecer atividades mais intelectuais como o teatro, a música e a literatura.


O objetivo é "alargar e aprofundar o curriculum de modo a integrar o valor e a experiência da excelência, bem como prosseguir uma prática educativa focada em desenvolver a compreensão da liberdade e da responsabilidade, acrescentando-lhe atividades que deem uma dimensão interessante e criativa e que procurem desenvolver nos alunos capacidades de ordem superior: saber ouvir, pesquisar e encontrar informação necessária a um fim ou tarefa, ser capaz de se distanciar dos seus próprios saberes, saber analisar, sintetizar, concluir, comunicar com facilidade e eficácia, argumentar, negociar, cooperar…".


Na ilha Terceira a oferta educativa do ensino privado termina no segundo ciclo e apenas existe um colégio privado na ilha com orientação católica, o Colégio de Santa Clara.


No arquipélago existe mais uma escola privada com oferta letiva do primeiro ao 12º ano, em Ponta Delgada- o Colégio do Castanheiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António