Graffiti

Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada
Ionline, 2013-09-21

Margherita Guarducci foi a arqueóloga que, no século XX, descobriu a sepultura do primeiro Papa, na necrópole vaticana, sobre a qual foi construída a basílica de S. Pedro. Graças a um graffito, em grego, foi possível detectar o lugar onde o corpo de Simão, filho de João, depois de crucificado, foi depositado.
Os graffiti são uma detestável praga urbana. Não apenas por serem um atentado ao património e ao bem comum, mas também porque são quase sempre de muito mau gosto, sobretudo quando são de teor reivindicativo ou ofensivo. Em geral, são palavras sujas que mancham a paisagem citadina e envenenam, com a sua agressividade, as relações sociais. Mas também há, graças a Deus, excepções à regra.
Foi em Roma, onde estive em peregrinação no fim-de-semana passado, que fui surpreendido por um graffito muito especial. Ao verificar aquela espúria inscrição e antes de a ler, a minha reacção foi de desagrado e de irritação, por um acto que supus de vandalismo, tanto mais inoportuno quanto maculava um muro recém-caiado. Mas, ao ler aquele graffito – «principessa, ti amo!» – apercebi-me de que aquela expressão não ofendia a casta pureza da superfície em que fora escrita, antes elevara-a à sublime condição de um acto de amor.
Ubi Petrus, ibi Ecclesia, ibi Deus: onde está Pedro, aí está a Igreja, aí está Deus que, como ensina S. João, é amor. Por isso Roma é a cidade eterna, porque eterno é o amor. As pedras milenares da urbe que tem, como seu bispo, o sucessor de Pedro, são um chamamento para que todos os cristãos, como pedras vivas do templo do Senhor, sejam para o mundograffiti de Deus, expressões genuínas da certeza do amor divino. Porque, para Ele, todas as criaturas são princesas infinitamente amadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António